[tbaddmenu name="Menu Principal"]
Blog EGA

Como funciona o Controle Estatístico de Processos

19/12/2023


Se você ainda não conhece, o Controle Estatístico de Processos, também conhecido pela sigla CEP, é utilizado para garantir a qualidade dentro da indústria. Este método é responsável por analisar, estudar e apresentar os resultados de um fluxo de produção, dessa forma é possível identificar possíveis falhas com antecedência para então adotar estratégias preventivas, totalmente focadas na melhoria contínua e na assertividade de cada processo envolvido.

Para implementação do controle estatístico de processos, é indispensável validar e avaliar o software industrial de mensuração para que haja certeza de que todas as informações coletadas são realmente confiáveis. Quer saber mais sobre o assunto? Então segue o fio.

Como funciona o CEP e qual sua importância?

O Controle Estatístico de Processos é um método utilizado para gestão da qualidade industrial, que usa ferramentas e dados estatísticos para identificar potenciais falhas em um determinado processo. Como através deste método é possível corrigir erros antes que a variação desencadeie defeitos, a adoção do CEP se torna fator principal para as indústrias que visam redução de custos de produção, melhoria da qualidade e aumento de produtividade.

controle-estatistico-de-processos

Sendo assim, podemos destacar que o principal objetivo do CEP é garantir que os processos sejam estáveis, de modo que seja possível evoluir em busca de melhorias contínuas. Uma vez que o processo não conta com estabilidade, torna-se inviável antecipar potenciais riscos.

E qual a importância do Controle Estatístico de Processos?

Se a sua empresa não conta com nenhum tipo de controle, cada dia é uma novidade, dessa forma, o processo poderá ser feito de diversas formas, oferecendo resultados completamente diferentes. É por isso que o controle estatístico de processos é importante, pois garante padronização e previsibilidade, gerando mais segurança para os gestores que precisarão lidar apenas com causas comuns de variações.

Dentre os principais benefícios do CEP, podemos citar a rápida identificação de falhas e instabilidades no processo, a redução nos custos de produção, a melhora na qualidade (com redução de erros), otimização de tempo e recursos (com redução de perdas e retrabalhos), mais estabilidade do processo (permitindo um melhor conhecimento sobre ele e auxiliando na manutenção do controle), aumento na produtividade, maior percepção de valor e confiabilidade (por parte dos clientes), oportunidade de mudanças (inclusive culturais, através do conceito de melhoria contínua), padronização dos processos (independentemente da rotatividade da equipe).

Mas afinal, como é feito um Controle Estatístico de Processos?

Diversas ferramentas são utilizadas para o monitoramento de produção, e análise de operações através da coleta de informações. No entanto, o principal mecanismo usado é o gráfico de controle, que garante a observação da estabilidade e a conformidade dos processos e para isso você precisa:

Definir os processos: Escolher um ou mais processos importantes para sua indústria é o primeiro passo. Escolha aqueles que precisem ser controlados por não estarem de acordo com as características ou qualidade esperada.

Escolher o gráfico mais apropriado: Para identificar características críticas do seu processo produtivo e descobrir o que está causando variações no resultado esperado, é necessário escolher um gráfico apropriado e confiável.

controle-estatistico-de-processos

Analisar seus sistemas: É necessário avaliar se o seu sistema ou softwares de gestão estão adequados para o controle estatístico de processos que você deseja realizar, para garantir confiabilidade, linearidade e o sequenciamento da produção.

Monitorar as variáveis: Tendo em vista que o principal objetivo do CEP é a melhora contínua, saber monitorar as variáveis é primordial para identificar oportunidades e acertar todos os eixos.

Executar ações de correção: Depois de identificar quais são as causas de instabilidade, é preciso rever todo o processo com o objetivo de realizar ações corretivas que reduzem (ou eliminem completamente) as falhas previamente observadas.

Dados utilizados no CEP

É possível separá-los em dois: qualitativos e quantitativos. Os quantitativos são caracterizados por representar as medidas de algum produto (largura, peso, comprimento, temperatura) e os qualitativos dizem respeito aos atributos (detalhes dos componentes, se a cor está aprovada, etc).

Para garantir ações assertivas, é necessário que estes sejam dados acurados (ou seja, dados livres de erros, refletindo exatamente as ações determinadas no processo produtivo). Esta etapa você pode garantir através do sistema de gestão para indústrias da EGA, afinal, através do nosso software industrial, é possível obter todos os dados referentes ao funcionamento de máquinas, manutenção, produtividade, controle de falhas e entre outros que podem ocorrer de forma manual ou automática através da comunicação com dispositivos como balanças, paquímetros, etc.

Tais informações são valiosas para um diagnóstico eficaz na prevenção e detecção de defeitos e possíveis problemas nos processos avaliados e consequentemente, auxilia no aumento da produtividade e resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima e insumos.

Quer garantir o sucesso e alto desempenho da sua indústria? Então conheça a EGA!

controle-estatistico-de-processos

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, garantindo eficiência através da integração de todas as informações das máquinas para que seja possível ter mais controle da indústria como um todo.

Já são mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que trará um diferencial competitivo para a sua empresa. 

Portanto, se você gostou de saber mais sobre controle estatístico de processos, nosso sistema de gestão industrial, continue acompanhando a EGA nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Além disso, acompanhe nosso blog para se manter sempre muito bem informado para conhecer mais sobre o sistema MES e muito mais.

Até a próxima!

EGA - Soluções Industriais
online
Olá 👋 Quer maior controle na sua Indústria do Chão de Fábrica? É só chamar 🏭 😉

    by
    Indústria 4.0?