Nos últimos anos, uma tendência vem revolucionando o modo de produção de diversas empresas de sucesso, como a DELL, a Embraer e a 3M. Essa tendência é o Lean Manufacturing, uma metodologia voltada para a máxima otimização da produção.
Ao eliminar desperdícios e reduzir estoques ao mínimo, essa filosofia de gestão vem mudando processos produtivos em todo o mundo!
Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre o que é o lean manufacturing, como surgiu, como funciona dentro das empresas, quais são os seus benefícios, quais são as ferramentas mais utilizadas para aplicar essa metodologia e qual a importância de implementar o lean manufacturing na sua empresa. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!
O que é Lean Manufacturing? Como esse conceito surgiu?
O termo, em inglês, significa “Manufatura Enxuta”. Trata-se de uma filosofia de gestão cujo objetivo é aumentar a produção com a menor quantidade de recursos possíveis. Dentre suas principais características podemos citar a eliminação de desperdícios e a adoção de estoques mínimos e regulados pela demanda.
Resumidamente, esse sistema de produção busca minimizar erros e desperdícios a fim de entregar ao o cliente exatamente o que ele necessita, assim que a demanda surge. Desta forma, esta metodologia otimiza as operações de movimentação, transporte e armazenamento de produtos, cargas e materiais.
Além disso, essa estratégia também se refere à agilidade dos sistemas produtivos ao colocar as máquinas para funcionar e torná-las mais eficientes durante seu funcionamento, evitando burocracias e perdas de tempo.
O conceito surgiu em 1924, no Japão, onde era inicialmente conhecido como Sistema Toyota de Produção. Contudo, o termo Lean Manufacturing somente surgiu em 1990, em um livro de três autores americanos que estudavam o Sistema Toyota de Produção (STP).
Na época, a escassez de recursos no período após a Segunda Guerra Mundial motivou a criação de um sistema de produção capaz de eliminar qualquer desperdício. O sistema foi rapidamente adotado por outras empresas japonesas, que passaram a exportar produtos competitivos para o mercado internacional, acelerando consideravelmente a recuperação econômica japonesa.
Como aplicar o Lean Manufacturing na empresa?
O primeiro passo para a aplicação dessa metodologia na empresa é identificar onde estão os problemas e quais são os processos desnecessários. Para tal, a sua empresa deve contar com medidores capazes de coletar dados precisos que permitam a compreensão detalhada do cenário da empresa. Após isso, é necessário mensurar esses dados e adotar ações que resolvam os problemas detectados, promovendo melhorias contínuas.
Por exemplo, a produção acima do necessário ou em velocidade superior ao ideal pode gerar um excesso de produção, aumentando os estoques. Estoques grandes podem causar muitos problemas à sua empresa, pois caso não sejam vendidos, os produtos poderão se tornar obsoletos, gerando prejuízos.
De forma objetiva, o Lean Manufacturing pode ser aplicado também a outras áreas, como o transporte. Nessa etapa, a movimentação de recursos ou produtos sem necessidade representa um desperdício de tempo, combustível e mão de obra. Ou seja, toda movimentação deverá ser planejada e executada de forma estratégica.
O tempo dos colaboradores é outro recurso precioso. Nesse contexto, um ambiente de trabalho devidamente organizado evita perdas de tempo com a busca por ferramentas ou com deslocamentos desnecessários pela fábrica. Além disso, sempre que um trabalhador precisa esperar pela disponibilidade de recursos, seu tempo de trabalho está sendo desperdiçado. Ou seja, burocracias como o aguardo pelas ordens de um gestor ou a assinatura de documentos para iniciar um trabalho se tornam empecilhos.
Desta forma, a implementação do conceito de produção enxuta depende da mobilização da participação ativa de todos os colaboradores da empresa, que devem ser conscientizados sobre as oportunidades de melhoria nos processos.
Quais ferramentas podem ajudar na implementação do Lean Manufacturing na empresa?
No momento de aplicar o conceito de produção enxuta na sua empresa, é importante estar atento a algumas ferramentas que podem facilitar a implementação da metodologia, gerando resultados ainda melhores. Conheça algumas delas a seguir:
5S: Esse sistema define algumas práticas de acordo com a cultura do Lean, incentivando melhorias contínuas ao seguir cinco palavras japonesas.
– Seiri: Senso de utilização, visando a utilização inteligente dos recursos;
– Seiton: Senso de organização. Incentiva a organização do espaço e das ferramentas utilizadas;
– Seiso: Senso de limpeza. Estimula a limpeza e organização do ambiente de trabalho;
– Seiketsu: Senso de padronização. Incentiva a continuidade dos bons costumes;
– Shitsuke: Senso de disciplina, que tem como objetivo promover a autogestão e o empenho de manter o 5S em constante aplicação na organização.
Padronização: Intimamente relacionado ao Seiketsu do 5S, este conceito não significa a estagnação mas sim a utilização dos padrões para manter a qualidade e a estabilidade, incentivando a manutenção de boas práticas e as inserindo na cultura organizacional.
Qual a importância do Lean Manufacturing na empresa?
O conceito de produção enxuta permite que a empresa alcance o desenvolvimento eficiente, garantindo a utilização dos recursos sem qualquer tipo de desperdício.
Por exemplo, o tempo de espera elevado para a realização de uma tarefa implica no desperdício de materiais e tempo para a linha de produção, causando uma série de problemas.
Ao adotar o conceito de produção enxuta na sua empresa, é possível evitar tais desperdícios, viabilizando a entrega de maior eficiência nos processos, o aprimoramento do fluxo de informação e até mesmo a melhoria no transporte dos produtos.
Quer garantir a aplicação do Lean Manufacturing em sua indústria? Conheça a EGA!
A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e redução de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar a produção enxuta em sua indústria!
Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!
Gostou de saber mais sobre Lean Manufacturing? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!