Blog EGA

O.E.E : Para que serve? Como aplicar no dia a dia da minha empresa?

28/01/2022


Um dos indicadores mais utilizados nas indústrias é o OEE, cuja função é apontar o nível de eficiência dos equipamentos através da comparação entre a capacidade de produção de um determinado equipamento e o que foi de fato produzido por ele.

oee

Sua importância para o aprimoramento de processos é inquestionável, pois este indicador ajuda a identificar falhas na produção, possibilitando a identificação e correção de erros.

Na conversa de hoje falaremos mais a fundo sobre o que é o OEE, como ele funciona dentro de uma indústria, para que serve, quais são os seus benefícios e como ele pode ser utilizado para otimizar os processos na sua indústria. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é OEE? Como funciona dentro de uma indústria?

oee

A sigla significa “Overall Equipment Effectiveness”, ou Eficiência Global do Equipamento. De forma direta, o indicador mede a eficiência global das máquinas de uma indústria ao mensurar a capacidade destas para a fabricação de novos itens, permitindo que o gestor descubra quanto tempo realmente é gasto no processo de produção.

Ao realizar o cálculo do OEE, é possível reduzir consideravelmente os desperdícios e aumentar o desempenho de cada máquina, aprimorando as operações industriais. Quando o Lean Manufacturing é a postura padrão da empresa, este indicador se torna um poderoso aliado ligado a três pontos fundamentais:

Disponibilidade: Refere-se à quantidade de tempo de trabalho de um equipamento, em comparação com o período em que ficou disponível para uso. Desta forma, é possível descobrir se a máquina ficou ociosa em algum momento.

Tais paralisações podem ocorrer devido a paradas planejadas (finais de semana, feriados, manutenção, limpeza e etc.) ou paradas não-planejadas (imprevistos como escassez de matéria-prima, defeitos, ausência de operador ou queda de energia).

Qualidade: Refere-se à quantidade de produtos e itens que apresentam defeitos e, por isso, não podem ser entregues ao cliente. Quando muitos itens não atendem aos padrões de qualidade, é sinal claro de que algo deve ser corrigido.

A melhor forma de identificar a fonte dos problemas e as medidas que devem ser tomadas para a correção destes é dividir cada etapa da fabricação em outras etapas.

Performance: Este indicador visa avaliar o ritmo de produção ao coletar dados sobre a velocidade de produção de um item e os comparando com o nível de agilidade esperado.

É importante que os cálculos sejam precisos a fim de garantir maior acuracidade no momento de determinar o custo exato de produção.

Para que serve o OEE? Quais são os benefícios de usar esse indicador?

oee

Ao medir a Eficiência Global do Equipamento, você pode conseguir vários benefícios ao seu planejamento de produção industrial. Tais vantagens são possíveis porque o OEE monitora as operações e integra vários setores, viabilizando o desenvolvimento e aplicação de estratégias que irão otimizar processos na sua indústria.

Algumas das vantagens concedidas pelo uso deste indicador são:

– Aproveitamento máximo dos equipamentos da sua empresa;

– Gerenciamento eficaz do tempo, trazendo maior eficiência;

– Cumprimento de prazos, pois o aumento da eficiência e da produtividade permite que os prazos estabelecidos sejam cumpridos, garantindo a satisfação do cliente;

– Aumento da qualidade dos produtos e serviços prestados, bem como o corte de desperdícios de materiais e a redução considerável das falhas;

– Redução de retrabalho através da identificação e correção de erros em tempo hábil.

Ou seja, a longo prazo, o OEE ajuda a melhorar a linha de produção da sua empresa através da compreensão das perdas. Além disso, esse indicador também fornece uma forma objetiva de estabelecer metas de melhoria e rastrear o progresso a fim de atingir esses objetivos.

Além disso, também é importante mencionar que esse indicador impede que notícias operacionais sejam camufladas, viabilizando uma revisão dos dados de processamento e a revisão das informações sobre a performance dos equipamentos.

Desta forma, o OEE ajuda as indústrias a produzirem mais sem que os gestores precisem investir em novas capacidades de fabricação, levando a melhorias diretas no processo de produção, ao aumento da lucratividade e à promoção da sobrevivência econômica da sua empresa.

Quer garantir a precisão do cálculo do indicador OEE em sua indústria? Conheça a EGA!

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e redução de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real, garantindo a precisão dos dados para que você realize o cálculo do OEE em sua indústria!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre o OEE? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!