Blog EGA

O que é o monitoramento de ativos e quais vantagens ele oferece para a indústria?

18/04/2022


O monitoramento de ativos vem se tornando cada vez mais importante para muitos gestores por conta de seus inúmeros benefícios para os processos dentro das indústrias. Esse recurso faz parte da indústria 4.0, um novo tipo de indústria que utiliza a automação nas indústrias e a tecnologia como forma de obter maior controle dos seus ativos e intensificar seus resultados.

monitoramento-de-ativos

A fim de explicar melhor sobre esse recurso, na conversa de hoje falaremos sobre o que é o monitoramento de ativos, como ele funciona nas indústrias, quais são os seus principais benefícios, qual a relação entre a indústria 4.0, o monitoramento de ativos e a manutenção preditiva e qual a importância do monitoramento de ativos para os processos industriais. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é monitoramento de ativos? Como funciona nas indústrias?

monitoramento-de-ativos

O monitoramento de ativos é um processo que possibilita a coleta de dados em tempo real, sobre as condições em que os seus ativos se encontram, de forma assertiva e inteligente.

Para o funcionamento adequado dos ativos e o aprimoramento dos resultados da indústria, o gestor deve buscar melhorias contínuas. Mas como isso deve ser feito? Através da redução de custos com manutenção, do prolongamento da vida útil dos aparelhos e do fim das quebras inesperadas.

Todos esses benefícios podem ser concedidos pela implementação de sistemas de monitoramento de ativos.

Ao monitorar detalhadamente o maquinário, é possível atender às suas individualidades e utilizar os dados coletados para aperfeiçoar o plano de manutenção.

Na prática, o monitoramento de ativos é o controle do seu processo industrial, que ocorre através de sensores colocados em sistemas de acionamento, máquinas acionadas, redutores e motores industriais, com o objetivo de comunicar de forma contínua e remota qualquer ação fora do comum que pode ocorrer durante toda a sua operação industrial.

Quais são os principais benefícios do monitoramento de ativos?

monitoramento-de-ativos

Agora que mencionamos do que se trata o monitoramento dos ativos, que tal falarmos sobre as vantagens de sua implementação na indústria? Continue conosco e confira:

1 – Melhoria do tempo médio entre falhas de equipamento: Através do monitoramento dos ativos da sua empresa, o tempo médio entre falhas de equipamentos é aumentado. Com um controle contínuo da sua operação, qualquer ação fora do comum que possa ocorrer será comunicada para a central.

Desta forma, torna-se possível uma tomada de decisões mais rápida a fim de resolver as falhas.

2 – Redução dos custos de produção: Com um maior controle de toda cadeia produtiva é possível utilizar seus recursos de forma eficiente. Assim, cria-se uma comunicação entre todos seus ativos industriais. Portanto, ao monitorar de perto os ativos de sua empresa, você produz mais e gasta menos.

3 – Melhoria da eficiência global do equipamento: Com o monitoramento dos ativos, seu processo industrial funcionará de forma integrada. Ou seja, a máquina acionada, o redutor de velocidade e o motor, em conjunto, disponibilizam dados que serão coletados e enviados para um centro de monitoramento remoto.

A partir dessa comunicação e desses dados, você terá informações sobre a eficiência do seu processo como um todo, podendo intensificá-lo ou não.

Por exemplo, se uma das máquinas não está operando em sua capacidade total, você poderá obter informações capazes de lhe ajudar a entender qual o problema, permitindo que você tome decisões mais ágeis e precisas a fim de evitar que o equipamento entre em modo de falha.

4 – Redução nos custos e tempo de reparo das manutenções dos ativos: Essa redução ocorre a partir da análise dos dados colhidos pelo monitoramento. Com eles você saberá o motivo do problema e, portanto, conseguirá ser mais assertivo nas soluções, diminuindo o tempo de reparo e consequentemente o custo derivado da inatividade dos equipamentos.

5- Melhoria da confiabilidade dos ativos: Com o monitoramento, você saberá de forma precisa qual ativo está produzindo de forma eficiente e qual não está. Assim, todo o seu processo produtivo estará sob controle.

Qual a relação entre a indústria 4.0, o monitoramento de ativos e a manutenção preditiva?

monitoramento-de-ativos

O aumento na adoção de tecnologias no setor industrial representa o avanço da indústria 4.0, que está em ritmo acelerado no Brasil.

Entre as ferramentas mais utilizadas nesse contexto, as técnicas de manutenção preditiva encontram-se em destaque. Antes de se preocupar com eventuais correções, a predição se concentra em evitar falhas. Isso é feito por meio do acompanhamento contínuo da saúde e da condição dos ativos.

A coleta de dados é realizada por sensores específicos como vibração, temperatura, vazão e pressão. Desta forma, é possível analisar a tendência que o equipamento apresenta a falhar e, portanto, se é necessário realizar inspeções ou reparos.

Essa função pode ser desempenhada por softwares de monitoramento online. Além de acompanhar e coletar informações em tempo real, tais soluções, baseadas em inteligência artificial, também atuam na otimização do trabalho da equipe de manutenção.

Com o uso da tecnologia na automação de processos, o gestor aumenta a confiabilidade dos ativos, garantindo maior organização das vistorias e inspeções, além de redirecionar os esforços da equipe para tarefas mais importantes.

Qual a importância do monitoramento de ativos para os processos industriais?

monitoramento-de-ativos

Em um mercado que está cada vez mais dinâmico, recorrer a novas tecnologias é fundamental. Desta forma, manter-se atualizado é vital para estar em sintonia com as novidades da era digital.

Com a utilização do monitoramento de ativos, é possível evitar falhas em equipamentos e, consequentemente, aumentar o nível de operação dos seus equipamentos.

Desde a sua instalação, o monitoramento online de equipamentos pode se mostrar extremamente útil e econômico. Em pouquíssimo tempo, um sensor IoT pode ser conectado à máquina, afastando correções emergenciais, planilhas manuais complexas, retrabalhos e facilitando os processos de tomada de decisão!

Quer trazer todas as vantagens do monitoramento dos ativos para a sua empresa? Conheça a EGA!

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre o monitoramento de ativos e quais vantagens ele oferece para a indústria? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!