Blog EGA

Qual a importância do monitoramento de processos produtivos na empresa?

28/01/2022


A busca por uma gestão de processos industriais eficiente é um processo necessário quando o objetivo é aprimorar os resultados do fluxo de trabalho de uma empresa. Para alcançar uma boa gestão dentro da empresa, o monitoramento de processos produtivos na empresa vem se tornando cada vez mais necessário a fim de entender o que ocorre nesses processos, quais são as principais ineficiências e identificar quais ações podem ser tomadas para que o desempenho seja cada vez melhor.

monitoramento-de-processos-produtivos

Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre como funciona o monitoramento de processos na indústria 4.0, qual a importância da gestão de processos produtivos dentro das indústrias, como identificar se os processos estão sendo eficientes e como garantir a eficiência dessa gestão. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Monitoramento de processos na indústria 4.0: Como funciona?

monitoramento-de-processos-produtivos

As mudanças constantes no mercado têm feito com que as empresas não possam mais contar apenas com ferramentas simples de produção.

Ter um diferencial é muito importante. Mas como conseguir isso? Através da realização de processos mais flexíveis, ágeis e com custos reduzidos. Vale a pena destacar que os avanços tecnológicos têm gerado mudanças tanto na atuação das pessoas dentro das empresas quanto nas tarefas realizadas por estas.

Neste cenário, otimizar a gestão dos procedimentos e das tarefas delegadas aos colaboradores é indispensável para o aprimoramento dos resultados, que por sua vez irá gerar o destaque que a sua empresa precisa perante à concorrência.

Uma das principais razões do surgimento da Indústria 4.0 é a intenção de facilitar a integração dos sistemas, o que por sua vez leva à possibilidade de usar determinadas tecnologias nos processos de produção.

Resumidamente, podemos definir a Indústria 4.0 como um conjunto de tecnologias e sistemas de produção, monitoramento e diagnóstico de produção.

Nesse contexto, o monitoramento de processos produtivos se trata do uso de tecnologias para observar de perto cada etapa de cada processo produtivo, coletando dados que poderão ser utilizados para identificar eventuais problemas ou pontos que podem ser aprimorados e, consequentemente, reduzindo as chances de retrabalho, os custos desnecessários, os erros na produção e favorecendo a lucratividade.

Ao contar com softwares e hardwares desenvolvidos especificamente para o monitoramento de processos produtivos, é possível ter um controle objetivo de todos os processos envolvidos no chão de fábrica, proporcionando informações valiosas sobre tudo o que ocorre durante as operações.

Qual a importância da gestão de processos produtivos dentro das indústrias?

monitoramento-de-processos-produtivos

A gestão de processos industriais é absolutamente indispensável para que uma empresa se torne mais consistente na execução de suas atividades, levando a fluxos de trabalho mais eficientes e, consequentemente, ao alcance de um nível de competitividade adequado que garanta sua sobrevivência no mercado.

Conheça a seguir quais são os pilares da gestão de processos produtivos:

 1 – Mapeamento: Aqui é realizado um levantamento das informações a respeito de como os processos funcionam e são executados atualmente. O objetivo é obter dados relevantes sobre a execução dos processos e utilizá-los para fazer um comparativo entre alternativas que podem ser mais eficientes.

2 – Modelagem: Aqui, é feita a representação gráfica dos fluxos de trabalho. Ou seja, o caminho que cada material faz dentro do processo, por quais atividades ele passa e quem são os responsáveis, identificando onde uma etapa se inicia, como ela se desenvolve e a quais resultados ela leva.

3 – Melhorias: Após o mapeamento e a modelagem, será possível identificar oportunidades de melhoria, evidenciando pontos como:

– Falhas que geram ineficiências;

– Desperdícios;

– Etapas repetitivas ou que não agregam valor ao resultado;

– Melhorias que podem ser aplicadas em outras fases.

4 – Implantação: Agora que você já sabe quais melhorias e correções devem ser aplicadas, chegou o momento de implantar os processos mais produtivos. Ou seja, fazer os ajustes necessários e ver se as ações sugeridas são adequadas.

É de extrema importância conscientizar os colaboradores sobre a importância das mudanças e garantir que elas sejam adotadas e mantidas, evitando o retorno aos velhos hábitos e métodos.

5 – Monitoramento de processos produtivos: Depois que as mudanças necessárias forem incorporadas aos processos, é preciso avaliar constantemente os resultados, a fim de verificar se as melhorias foram efetivas e promovem um desempenho satisfatório. Caso seja identificado um padrão esperado, o monitoramento também servirá como um controle de qualidade.

Contudo, caso o monitoramento não mostre resultados positivos, será necessário voltar ao mapeamento e rever os processos, identificando as falhas e novas oportunidades de melhoria. O ciclo deverá ser repetido até que o resultado esperado seja alcançado.

Como identificar se os processos produtivos estão sendo eficientes? Como garantir a eficiência dessa gestão?

monitoramento-de-processos-produtivos

Há três indicadores principais que mostram a eficiência dos processos produtivos. São eles:

Tempo de execução de demanda: Se o tempo para a conclusão de uma demanda gera insatisfação, é necessário realizar uma investigação. Etapas repetitivas ou desnecessárias, gargalos, demoras nas aprovações e afins são motivos comuns.

Compreensão dos processos por parte da equipe: Se a equipe entende bem como o processo funciona e executa as atividades com base no que é esperado, certamente haverá eficiência. Quando a equipe não entende o que se espera, dificilmente se chegará aos resultados esperados.

Índice de retrabalho: Altos índices de retrabalho são um forte sinal de ineficiência, pois o retrabalho indica erros em alguma fase. O retrabalho afeta a produtividade das equipes, gera desperdícios e aumenta os custos operacionais.

Para garantir a eficiência da gestão, algumas ações devem ser tomadas, tais como:

Cálculo dos custos e demanda: A identificação dos custos é o primeiro passo para implementar melhorias e reduzir desperdícios na produção. Uma vez que esse levantamento é feito, fica mais fácil diminuir os dispêndios e otimizar o processo produtivo.

Acompanhe a demanda e suas variações, fazendo os cálculos periodicamente. Desta forma, você pode garantir que as quantias produzidas não excedam o volume de vendas.

Definição de indicadores de performance: Defina métricas e utilize indicadores de desempenho (KPIs) para identificar os resultados dos processos e monitorar a situação atual da empresa. Por meio dessas ferramentas, fica mais fácil observar e ter maior controle sobre a produção e identificar as ações mais adequadas para aumentar o nível de eficiência.

Os principais KPIs que podem ser monitorados são:

– Quantidade produzida homem/hora;

– Percentual de peças com defeito;

– Quantidade e tempo de paradas não programadas;

– Índice de retrabalhos;

– Quantidade produzida x demanda de vendas.

Implementação de tecnologias: Investir em tecnologias é uma das melhores estratégias para a otimização de processos. A automação industrial aumenta a agilidade na execução dos processos, reduz o índice de erros, melhora a produtividade das equipes e muito mais!

Quer garantir a efetividade do monitoramento de processos produtivos em sua indústria? Conheça a EGA!

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e redução de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de processos produtivos na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre o monitoramento de processos produtivos? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!