Desperdícios na produção são verdadeiros desafios encontrados por gestores e responsáveis pela operação em grandes empresas e a necessidade de encontrar soluções para acabar com esta questão de desperdícios na indústria tem sido uma pauta recorrente e quem vem sendo discutida com frequência nas empresas, com o objetivo de cessar a diminuição da lucratividade da empresa por esse motivo.
Afinal, se a empresa não identifica e resolve os problemas de desperdício na produção, a tendência é contar com uma lucratividade sendo drenada com cada vez mais frequência. Por exemplo, podemos pensar em uma indústria de qualquer segmento, se não existir gestão das etapas, a empresa poderá sofrer com a perda de matéria prima por conta de superprodução, por exemplo e dentre outros diversos motivos que levam ao desperdício.
Se você quer saber mais sobre como os desperdícios na produção podem estar diminuindo a lucratividade da sua empresa, continue acompanhando este artigo na íntegra.
Por que é importante combater desperdícios na indústria?
Antes de qualquer coisa, é preciso compreender que quando se trata de aumento do lucro de uma empresa e o crescimento da mesma, existem alguns caminhos que podem ser seguidos.
Na maioria das vezes, uma das fórmulas mais utilizadas por gestores que querem ver o crescimento da sua empresa, é a injeção de mais recursos para garantir a aceleração, através do aumento do marketing, operações e vendas para alcançar uma parcela maior do mercado.
Outro caminho seria a inovação, criar novos produtos, serviços e soluções é um caminho natural para quem quer aumentar seus lucros, principalmente quando se trata de empresas com acesso à tecnologia de ponta. Geralmente, através da oferta de novos itens, é possível aumentar as vendas e consequentemente, os lucros.
Os dois caminhos anteriores são alternativas que demandam investimento. No entanto, ao olhar para a produção, reduzindo perdas e otimizando operações, é possível garantir ótimos resultados ao fechamento do mês. Dessa forma, é possível entender por que combater desperdícios na produção é algo tão importante.
Desperdícios na produção costumam consumir uma parcela considerável todos os anos e ao pensar em um crescimento da indústria através da diminuição dos desperdícios se torna uma alternativa que não demanda investimentos demasiados e aumento do capital.
Conhecendo quais são os tipos de desperdícios na produção mais comuns e como identificá-los.
Desperdício na área do conhecimento: Basicamente diz respeito ao mau aproveitamento das habilidades e conhecimentos intelectuais do seu time, sendo muitas vezes alocados em tarefas totalmente operacionais, sendo que na verdade contam com total potencial para agregar ideias e análises úteis à estratégia organizacional.
Com isso, a equipe se torna desmotivada, com alto índice de rotatividade, baixa percepção de melhorias nos processos e produtividade abaixo do esperado.
Defeitos e retrabalho: Neste caso é levado em conta o descarte de produtos que saíram da linha de produção com algum defeito que impossibilita a venda ou exige retrabalho para corrigir o problema.
Espera: Diz respeito a funcionários, recursos e máquinas ociosos na linha de produção, o que indica um planejamento falho em relação às capacidades de produção e alocação de recursos. Este tipo de problema pode acabar causando outras formas de desperdício, além de prejudicar a compreensão de produtividade e tempo de execução da produção.
Estoque: Aqui estamos falando de armazenamento desnecessário de matérias primas, insumos, produtos finais e demais recursos em excesso. Não calcular de forma eficiente a quantidade necessária de recursos e produtos finais exige um investimento maior que o necessário, dificultando a análise dos problemas de produção e também atrasando investimentos realmente produtivos.
Movimentos desnecessários e processamento impróprio: Movimentação constante e de forma desnecessária gera desgaste físico de recursos, do tempo empregado na produção e no valor investido para que o processo ocorra. Já o processamento impróprio advém de uma produção em excesso sem linha clara de produção e com padronização ineficiente dos processos ligados à ela.
Além disso, produção em excesso e transporte desnecessário de colaboradores, materiais, produtos e informações na produção que não agregam valor ao produto final, são tipos comuns de desperdícios na produção.
Como identificar desperdícios na produção?
Basicamente, os caminhos a serem seguidos são de análise de existência de superprodução e a análise da lucratividade da indústria. Se existem indícios de sobrecarga nos depósitos ou perda de produtos, é preciso acionar o alerta vermelho, pois isso significa que a produção não está acontecendo de acordo com a demanda do mercado.
Como a falta de lucratividade também pode ser responsável por apontar desperdícios na produção, o ideal é fazer as contas e entender como está o investimento e qual é o retorno. É através de uma gestão bem orientada que é possível perceber erros, gargalos e momentos de perdas.
Dicas para reduzir desperdícios na produção
Faça uma gestão de estoque correta, seja no momento da compra de um novo lote ou no armazenamento dos produtos, essa gestão assume responsabilidade para evitar problemas como perecimento de itens e controle de qualidade. Além disso, também é possível reutilizar materiais, porém sempre avaliando sua qualidade e todas as restrições para que o processo possa ser feito sem comprometer a operação.
Para que você possa contar com o aumento da lucratividade, produtividade e a melhora do desempenho na sua empresa, conte com o Sistema MES da EGA, que se trata de um sistema de gestão para indústrias. Assim você conseguirá unir práticas de como reduzir desperdícios ao bom desempenho da sua equipe como um todo para tornar os processos de produção ainda melhores.
Portanto, se você busca o sucesso da sua indústria, conheça a EGA. Somos uma empresa que está no mercado há mais de 30 anos, sendo especialista em fornecer as melhores soluções em software para a indústria na área de automação industrial, integrando todas as informações das máquinas para que você tenha um maior controle e garanta o monitoramento de produção dentro da sua empresa.
Gostou de saber mais sobre como eliminar desperdícios? Então continue acompanhando a EGA nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Blog. E para conhecer mais sobre nossas soluções, clique aqui e conheça nosso software de gestão industrial.
Até a próxima!