Blog EGA

Vantagens do Sistema de Gestão integrado com ERP para indústria

04/04/2022


Reunir todas as informações da empresa em um único sistema é o sonho de muitos gestores. Com um bom sistema de gestão integrado com ERP, isso é possível! Dados como fluxo de caixa, contas a pagar e receber, controle de estoque, matérias-primas, etc, podem ser armazenados em um mesmo local.

erp

Com esse tipo de software integrando todos os setores da sua indústria, você pode agilizar seu trabalho sem precisar buscar informações em softwares diferentes ou diversos relatórios, reduzindo consideravelmente a quantidade de planilhas presentes em cada setor da empresa e simplificando a rotina de todos.

A fim de explicar mais sobre a importância de contar com um sistema de gestão integrado com ERP para indústria, na conversa de hoje falaremos sobre o que é um ERP, quais as suas principais vantagens, como funciona um sistema de gestão, para que ele serve e como ele funciona integrado ao ERP nas indústrias e qual a importância da integração de ambos para um melhor desempenho de vários setores dentro da indústria. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é ERP? Quais as principais vantagens?

erp

O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma solução completa para empresas dos mais diversos segmentos. Trata-se de uma ferramenta fundamental para tornar a gestão mais ágil, pois sua função é unificar as informações de todos os departamentos, gerenciando todos os dados do seu negócio. Ao centralizar todos os dados da sua empresa em um único banco de dados, todas as informações ficam integradas entre os setores, descartando o uso de planilhas.

As principais vantagens do ERP para indústrias são:

Organização e padronização de processos: A utilização de um software de gestão permite a padronização de todas as rotinas e o aprimoramento da capacidade de gerir seus processos, refletindo na qualidade dos produtos.

Integra os setores e aumenta a segurança das informações: A adoção desta ferramenta na indústria agiliza o acesso aos dados da empresa, a tomada de decisão e torna as informações mais seguras e confiáveis. Com todas as áreas da empresa integradas, os colaboradores terão maior facilidade para solucionar problemas ou encontrar formas inovadoras de atender a demandas de clientes e parceiros comerciais.

Redução de custos: A implantação de um ERP reduz custos a médio e longo prazo ao eliminar o retrabalho, melhorar a gestão do tempo e agilizar processos, tornando a sua equipe mais produtiva. Com a análise de dados financeiros, essa ferramenta auxilia na identificação de possíveis pontos de melhoria e na criação de estratégias para reduzir as despesas operacionais, aumentando a competitividade da sua indústria.

Monitoramento remoto do desempenho dos setores: Esse tipo de software também possui módulos de acompanhamento de indicadores de desempenho, permitindo que os gestores saibam como está a performance da empresa ao longo do tempo.

Indicadores de produtividade, vendas, marketing, financeiros e de gestão de pessoas são os mais usados para acompanhar a evolução do negócio e tomar ações assertivas na hora de promover mudanças que tragam melhorias reais.

Sistema de gestão: o que é e quais os benefícios de se integrar com o ERP?

erp

Um Sistema de Gestão tem o objetivo de estabelecer políticas e objetivos com a finalidade de se atingir os objetivos propostos”. Portanto, implantar um Sistema de Gestão na organização, significa favorecer o alcance de seus objetivos com eficácia e eficiência.

Nestes objetivos podemos incluir: estrutura organizacional, as atividades de planejamento, determinação de responsabilidades, padronização de práticas e procedimentos, mapeamento dos processos e identificação dos recursos necessários para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a organização em constante evolução.

1 – Controle de Produção: Essa ferramenta concede o poder de controlar e visualizar, em tempo real, o chão de fábrica e suas entregas.

Desta forma, é possível controlar o cronograma de entregas com maior precisão e avaliar os investimentos em equipe, maquinário e insumos.

2 – Alinhamento entre as áreas: O ERP industrial é um dos pilares por trás dos esforços em evitar retrabalhos no chão de fábrica.

Quando não há integração de setores e de dados, é comum que os funcionários tirem informações do sistema, apenas para inseri-las de volta em uma etapa posterior do processo, gerando os temidos retrabalhos.

3 – Flexibilidade: Ao adotar um sistema de gestão integrado com ERP, o gestor decide o que é importante para a empresa, ao mesmo tempo em que fornece as informações e insights para contribuir na leitura de tendências.

É uma característica única, que dá mais poder de ação para as grandes empresas, mas também reforça as pequenas e médias corporações, orientando-os para o caminho do lucro.

Para realizar a implementação de um sistema de gestão integrado com ERP na empresa de forma eficiente, o ideal é contar com uma empresa especialista no assunto.

Quer trazer todos os benefícios dessa ferramenta para a sua indústria? Conheça a EGA!

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre o sistema de gestão integrado com ERP? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!