Dentro de uma indústria é importante ter a mensuração da produtividade e isso pode ser feito através de indicadores como a capacidade ociosa. No artigo de hoje nós vamos trazer mais detalhes sobre esse indicador e como ele pode afetar a produtividade dentro da sua indústria, acompanhe.
O que é a capacidade ociosa?
A capacidade ociosa representa o quanto uma empresa pode produzir para atingir sua capacidade máxima de produção. É a diferença entre a capacidade instalada de uma empresa e seu efetivo volume de produção.
Esse conceito representa o potencial máximo de produção de uma empresa com os fatores de produção que possui. Se uma empresa utiliza ao máximo o potencial de sua mão de obra e de suas máquinas, ela está utilizando a sua capacidade instalada por completo.
Quando a demanda pelo produto da empresa diminui e ela decide reduzir a produção, ela pode pôr os funcionários para trabalharem meio período e desligar algumas máquinas.
Dessa forma, seus fatores de produção estarão produzindo menos do que poderiam. Logo, a empresa está trabalhando abaixo da sua capacidade instalada. Está na verdade com capacidade ociosa.
Como ela afeta a produtividade na indústria
As indústrias podem manter uma capacidade produtiva constante considerando a sazonalidade, produzindo a mais nos períodos de menor procura e a menos em períodos de maior procura, equilibrando a produção.
A capacidade de produção industrial representa o máximo de produtos que uma indústria consegue produzir usando os seus recursos totais disponíveis. A capacidade instalada consiste em quanto uma indústria produziria caso todos os seus equipamentos fossem utilizados em todo o seu potencial. Essa variação na produção ocorre por causa de tendências sazonais de consumo.
Como calcular a capacidade ociosa?
O cálculo da capacidade produtiva ociosa é bem simples, basta somar todos os gastos fixos da sua empresa e do processo produtivo em um período de tempo e subtrair deste valor tudo aquilo que foi produzido no mesmo momento. Ou seja, custos menos receitas.
Diferença entre capacidade ociosa e capacidade produtiva
A diferença entre a capacidade ociosa e a capacidade produtiva é bem simples, pois na capacidade produtiva se busca entender o nível máximo de produção de uma empresa com todos os seus recursos disponíveis (ferramentas, máquinas, funcionários) em determinado período de tempo.
Ou seja, o quanto uma indústria pode produzir se estiver operando 100% — nessa porcentagem, entram 4 fatores:
- Capacidade instalada
- Capacidade disponível
- Capacidade efetiva
- Capacidade realizada
É um cálculo que se baseia nas metas produtivas dos colaboradores, bem como na previsão e capacidade de vendas do time comercial.
Como é possível reduzir a capacidade ociosa
Um alto nível de ociosidade dessas etapas traz gastos desnecessários e que causam prejuízos para as empresas, encarecendo todas as fases de produção, tornando-a menos atrativa no mercado. Ao investir em novos equipamentos, contratação de profissionais, treinamento e capacitação de colaboradores, um grande investimento está envolvido no processo e aumenta os custos de produção de um item na indústria.
Existem diversos fatores que podem ajudar a reduzir a ociosidade da indústria:
Manutenção – Investir na manutenção dos equipamentos existentes evita que o equipamento fique inutilizado e gere ociosidade.
Novos equipamentos tecnológicos – É importante estar atento aos novos equipamentos com tecnologias avançadas, pois eles podem ser grandes auxiliares em seus projetos de forma mais eficiente, aumentando a produtividade e gerando mais lucro.
Indicadores de produtividade – Os indicadores podem ajudar a aumentar bastante a capacidade produtiva, pois permitem que o gestor detecte anomalias na produção ao conferir dados como o número de peças produzidas em determinado tempo e muito mais, permitindo uma redução no número de erros no processo produtivo.
Ao adotar um software de gestão industrial, todos os setores e as etapas da operação podem ser organizados, com um fluxo de trabalho, documentos e materiais eficiente e de simples controle por parte do gestor. Ao integrar todas as áreas e fazer o registro de dados, é possível reconhecer os pontos fortes e os pontos a serem melhorados, com maior agilidade e precisão.
As soluções industriais da EGA podem ajudar a melhorar os indicadores de produtividade na sua indústria tornando o seu processo mais efetivo, pois a EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial tendo compatibilidade com as práticas da indústria 4.0. Tudo isso auxiliando a sua empresa, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria com toda segurança que você precisa.
Além disso, temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de produção das máquinas e colaboradores na sua empresa.
Através do Sistema MES da EGA, fazemos a integração de todas as informações das máquinas para que você tenha maior controle do chão de fábrica, trazendo mais eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.
Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!