Blog EGA

Como criar um cronograma de produção através do sistema APS?

25/04/2022


Atualmente, é de conhecimento comum que ter o controle total de todas as atividades, com todos os colaboradores envolvidos em um cronograma de produção funcional e detalhado impacta diretamente a capacidade de entrega das demandas industriais.

cronograma-de-producao

No entanto, com os avanços tecnológicos vivenciados nos últimos anos, as conhecidas planilhas que exibiam cada atividade desenvolvida de forma detalhada se tornaram coisa do passado. Conforme a indústria 4.0 avança, a adaptação constante de processos torna necessária a consideração de uma solução verdadeiramente alinhada com o perfil do seu negócio.

Por isso, na conversa de hoje falaremos mais sobre o que é um cronograma de produção, qual sua importância nas indústrias, quais são seus principais benefícios nos processos industriais, como montar um cronograma de produção e como o sistema APS pode ser utilizado para essa função. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é um cronograma de produção? Qual sua importância nas indústrias?

cronograma-de-producao

Um cronograma de produção é um documento no qual estão listadas todas as atividades necessárias à fabricação de um determinado produto. Esse material é compartilhado com todos os envolvidos no projeto e auxilia na rotina da equipe, proporcionando uma visão geral de tudo que precisa ser feito e qual a relação ou dependência entre as áreas.

É importante lembrar que a rotina de uma indústria é muito dinâmica, sendo necessário acompanhar, simultaneamente, turnos de trabalho, capacidade dos equipamentos e operadores, necessidades de manutenção, feriados, encaixes no calendário, prioridades e prazos das operações. Tudo isso ao mesmo tempo.

Nesse sentido, um cronograma de produção auxilia a administrar os principais fatores que influenciam na complexidade dos processos produtivos. Esses fatores impactam diretamente a rotina dos gestores industriais que precisam de acesso e edição rápida de funções como:

– Reprogramações;

– Alterações dos prazos de entrega;

– Mudanças de prioridades;

– Gargalos em recursos produtivos;

– Perecibilidade dos produtos;

– Notificações sobre paradas inesperadas em máquinas e equipamentos, que poderiam gerar prejuízos por ociosidade;

– Notificações sobre indisponibilidades por manutenção.

Desta forma, o acesso e a administração de um cronograma são indispensáveis para que a indústria possa atender as demandas de seus clientes, superar suas metas e ganhar mais competitividade de mercado ao oferecer soluções mais ágeis e eficientes.

Quais são os principais benefícios de um cronograma de produção?

cronograma-de-producao

A elaboração desse documento traz diversas vantagens à indústria, tais como:

1 – Acuracidade no controle de tempo das atividades: Um cronograma permite a organização de cada atividade com base em uma estimativa do tempo de produção. Desta forma, é possível evitar atrasos que poderiam comprometer a credibilidade da sua empresa junto ao cliente.

Ou seja, essa ferramenta permite a criação de uma rotina ininterrupta que não sofra com grandes paralisações e mantenha a produção no chão de fábrica a todo vapor.

2 – Acompanhamento e aprimoramento do desempenho da equipe: O cronograma fornece dados estruturados que permitem a criação de métricas para mensurar o desempenho do time nas atividades. Esse gerenciamento ajuda a entender eventuais dificuldades que os funcionários possam estar apresentando ao desempenhar uma tarefa.

A partir dessa identificação de dificuldades, é possível pensar em melhorias nos processos, aperfeiçoando não só as entregas, como também a metodologia de trabalho da equipe.

3 – Redução de desperdícios: Essa vantagem decorre da economia de tempo nos processos e também como resultado de um gerenciamento de estoque adequado. Através do cronograma, você define as datas das compras de novos materiais, registra todas as matérias primas que serão necessárias antes do início da produção, automatiza a ordem dos serviços, entre outras atribuições.

4 – Aumento da satisfação do cliente: A elaboração de um cronograma detalhado permite a melhoria dos processos. Com o aumento da agilidade e o consequente cumprimento dos prazos, os clientes tendem a se sentir mais satisfeitos com os produtos.

Como montar um cronograma de produção?

cronograma-de-producao

Alguns dos requisitos para montar um cronograma são:

Entenda a produção: Tenha conhecimento do que é produzido, dos serviços e os seus processos lógicos. Esses dados são fundamentais para estimar o empenho necessário para a execução dos processos.

Acesse os dados de produções passadas e observe tanto as falhas ocorridas, quanto as falhas evitadas. O planejamento do cronograma deve evitar dados subjetivos, dando preferência a referências sólidas.

Caso necessário, defina novos ciclos de inventário: A criação de um cronograma não será eficiente caso o estoque de matéria-prima esteja desatualizado ou com falta de insumos.

Caso seja necessário implantar políticas com ciclos de inventário menos espaçados, adote essa medida para evitar a falta de estoque e/ou perda de matéria-prima.

Considere o Lean Manufacturing: Também conhecido como manufatura enxuta, esse modelo visa a redução de desperdícios, o máximo aproveitamento de recursos e a melhoria contínua dos ciclos de produção.

Como o sistema APS pode ajudar na criação de um bom cronograma de produção?

cronograma-de-producao

A eficiência de um cronograma depende diretamente do sistema de gestão utilizado em sua indústria. Além do sistema de gestão existem outras ferramentas que podem otimizar e muito a criação, implantação e acompanhamento do seu cronograma, como o Sistema APS.

APS ou Advanced Planning & Scheduling é um termo que se refere aos sistemas de Planejamento Avançado de Produção. O APS é, resumidamente, um software que ordena as operações de forma sequencial em integração com o seu ERP. Essa ferramenta funciona como uma agenda inteligente do processo produtivo que irá organizar e programar operações.

Além disso, é possível colher, em tempo real, dados que permitem o acompanhamento e a previsão de possíveis situações indesejadas que podem ser evitadas, bem como o alcance das metas estipuladas.

Quer trazer todas as vantagens dos cronogramas de produção para a sua empresa? Conheça a EGA!

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre como criar um cronograma de produção através do sistema APS? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!