Blog EGA

Manufatura ágil: o que é e como ela pode aumentar a produtividade?

07/04/2022


A velocidade de resposta às demandas do mercado está se tornando essencial para todas as empresas que desejam se manter ativas. Neste cenário, um dos resultados é o surgimento do conceito de manufatura ágil (agile manufacturing, em inglês).

manufatura-agil

Este conceito pode ser diretamente associado à Indústria 4.0. Ele é aplicado à manufatura para atender a um mercado consumidor completamente novo. Por conta desse conceito, as indústrias tendem a se manter competitivas e com custos mais reduzidos, otimizando todos os recursos envolvidos no processo produtivo.

Ou seja, a manufatura ágil dentro das indústrias pode trazer diversos benefícios, principalmente para a produtividade.

A fim de lhe atualizar sobre essa tendência, na conversa de hoje falaremos sobre o que é manufatura ágil, como ela funciona dentro das indústrias, qual a diferença entre manufatura ágil e manufatura enxuta, quais são os benefícios que essa ferramenta pode trazer para os processos industriais e a importância de tê-la em funcionamento dentro das indústrias. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é manufatura ágil? Como funciona nas indústrias?

manufatura-agil

O processo pode ser considerado como a integração de organizações, pessoas altamente capacitadas e tecnologias avançadas para obter cooperação e inovação em resposta à necessidade do fornecimento de produtos customizados e de alta qualidade aos clientes.

Com a manufatura ágil, torna-se possível evitar longos ciclos de desenvolvimento e perdas financeiras ao migrar para um modelo de geração de valor que é percebido pelo consumidor. Assim, ela tem como base os métodos de uma empresa de desenvolvimento, porém, voltada para a indústria. Podemos dizer que ela se encaixa como uma gestão das metodologias, assegurando engajamento e integração para realizar ações que agreguem resultados ao negócio..

Esta ferramenta favorece a integração dos sistemas de produção e demais setores da empresa. Assim, tem como principal característica criar um engajamento dos times de trabalho, através da união entre suas atividades e os propósitos da instituição. Isso porque ela tem como base 4 pilares:

1 – Valorizar conhecimento humano e habilidades;

2 – Ter relacionamento e parceria virtual;

3 – Entrega de valor ao cliente;

4 – Prontidão para mudanças.

Manufatura ágil e manufatura enxuta: qual a diferença?

manufatura-agil

Saber a diferença entre manufatura ágil e manufatura enxuta (lean manufacturing) é essencial para que as indústrias possam reduzir custos, otimizar processos produtivos e se manterem competitivas. Neste cenário, podemos citar as 3 diferenças entre a manufatura ágil na indústria e a manufatura enxuta. São elas:

1 – Nível de estoque: A primeira diferença entre a manufatura ágil na indústria e a manufatura enxuta é em relação ao nível de estoque. Na lean manufacturing, a empresa precisa ter uma quantidade grande de componentes e peças. Isso faz com que a indústria tenha um alto estoque. 

Já a manufatura ágil depende da confecção modular de uma peça, o que indica uma redução do estoque, e por consequência, custos. 

2 – Ordem da produção: A configuração da produção na manufatura enxuta depende dos funcionários produzirem uma peça ou um conjunto de peças. Isso faz com que as peças passem pelas mãos de vários colaboradores dentro da linha de montagem. 

Na agile manufacturing, a configuração da produção conta com um sistema de automação, utilizando poucos funcionários. Os poucos colaboradores farão apenas reparos nas máquinas ou irão realizar pequenos ajustes. Ou seja, o operador não cria o produto fisicamente, o que torna a manufatura mais eficaz, mais ágil e reduz custos com mão-de-obra. 

3 – Produtos personalizados: A alteração de qualquer parte de um produto na manufatura enxuta demanda um novo desenho e protótipo para que sua funcionalidade seja verificada, aumentando os custos e o tempo de produção.

Já na manufatura ágil, é possível realizar alterações rápidas na estrutura do produto, sem o comprometimento das tarefas na linha de produção, evitando o aumento dos custos. Isso permite que os produtos sejam confeccionados com mais qualidade e se tornem mais competitivos diante da concorrência.

Quais as vantagens que a manufatura ágil pode trazer para os processos industriais?

manufatura-agil

A grande vantagem da agile manufacturing é a potencialização da capacidade de entrega de resultados, independentemente da atividade ou ramo da indústria ou se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte.

Afinal, esse sistema permite que sejam gerados até 3 vezes mais resultados, na metade do tempo de uma metodologia de produção normal. Ou seja, seu negócio produz mais, em um período menor. Isso, além de tudo, reduz custos no dia a dia e otimiza o quadro de funcionários. Afinal, esse método engaja mais a equipe, integrando, inclusive, áreas diferentes que se incluem dentro de um mesmo processo.

Para realizar a implementação do conceito de manufatura ágil na empresa de forma eficiente, o ideal é contar com uma empresa especialista no assunto.

Quer trazer todos os benefícios dessa ferramenta para a sua indústria? Conheça a EGA!

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre a manufatura ágil? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!