Blog EGA

O que é monitoramento remoto e como aplicar em sua linha de produção?

01/04/2022


Com a pandemia do novo coronavírus, um grande número de mudanças significativas ocorreram em diversos setores da sociedade, como a redução de aglomerações. Uma delas é o home office, que se tornou uma novidade que veio para ficar, mesmo após a pandemia. Neste cenário, o monitoramento remoto de fábrica tornou-se uma ferramenta necessária, pois as empresas precisam controlar as atividades que são executadas em sua sede, mesmo durante o home office.

monitoramento-remoto

Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre o que é monitoramento remoto, quais são suas vantagens, qual a importância da implementação do monitoramento à distância na indústria e como implementar o monitoramento remoto de produção. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Monitoramento remoto: o que é? Quais as suas vantagens?

monitoramento-remoto

O monitoramento remoto é, resumidamente, a capacidade das empresas acompanharem o que acontece em sua sede sem estar fisicamente presente no local.

No ambiente industrial, os gestores ou líderes de produção podem usar esse recurso para verificar como os operários estão desenvolvendo as suas funções, sem estar exatamente na fábrica. Isso somente é possível graças ao uso de softwares de gestão.

Essa ferramenta possibilita a compreensão sobre o que acontece em diferentes operações nas empresas. Desta forma, é possível facilitar o trabalho de equipes de gestão de processos, viabilizando ações proativas para evitar ou corrigir imprevistos ou falhas de execução.

Conheça a seguir algumas das vantagens do monitoramento remoto:

1 – Maior eficiência: Ao implementar esta ferramenta, os gestores poderão acompanhar as atividades que estão sendo realizadas em todos os setores, como as linhas de produção, a logística e muito mais. Desta forma, a eficiência da fábrica como um todo aumenta.

Isso possibilita, portanto, que gargalos sejam identificados e rapidamente solucionados, evitando que os problemas se acumulem. Logo, a fábrica terá mais eficiência.

2 – Acompanhamento da produtividade dos colaboradores: Os sistemas de monitoramento remoto permitem que informações como a quantidade de peças produzidas em cada turno ou máquina, por exemplo, sejam registradas.

Desta forma, caso um colaborador esteja produzindo menos, é possível identificar mais a fundo as causas do problema.

3 – Diminuição das interrupções de atividades: Através dessa ferramenta, os gestores evitam que as tarefas sejam interrompidas por conta de sua ausência na sede física da empresa, afinal, as atividades administrativas continuarão sendo realizadas.

4 – Acesso inteligente: Esta função inovadora pode ser adquirida através do uso de boas ferramentas de monitoramento remoto. Resumidamente, o acesso inteligente realiza as ações de segurança com qualidade, como desligar ou ligar máquinas e outros processamentos na sede. Também é possível verificar o vídeo e usar o acesso inteligente para desbloquear ou bloquear entradas.

Além disso, o responsável será informado sobre qualquer atividade que fuja do normal andamento da empresa, podendo automatizá-lo da forma que preferir.

Qual a importância da implementação do monitoramento remoto de indústrias?

monitoramento-remoto

De certa forma, a gestão não pode estar presente fisicamente em todas as situações que envolvem o contato com clientes ou quando um determinado problema acontece. Nestes cenários, o monitoramento remoto contribui para otimizar a produtividade e a qualidade do serviço prestado pelas empresas, visto que essa ferramenta permite que as situações sejam resolvidas mais rapidamente e de maneira efetiva.

Desta forma, esta ferramenta permite que os gestores possam:

  • Reduzir drasticamente o tempo necessário para solucionar problemas;
  • Melhorar o desempenho das plantas;
  • Ter segurança total para o acesso dos dados;
  • Realizar análises históricas;
  • Monitorar KPIs.

E tudo isso sem estar presencialmente na empresa! Ou seja, o monitoramento remoto pode ser muito útil se utilizado da forma correta dentro das indústrias para evitar inúmeros problemas, como desperdícios desnecessários e quedas no desempenho dos colaboradores e das máquinas.

Como implementar o monitoramento remoto na empresa?

monitoramento-remoto

A implementação do monitoramento remoto de fábrica demanda a adoção de ferramentas eficientes e que proporcionem aos gestores uma maneira fácil de implementar esse monitoramento.

É possível aplicar esta ferramenta tanto a lugares e ativos estáticos como também àqueles que estão em constante movimento. Nesse caso é muito útil adicionar outras tecnologias como as que permitem determinar a localização do “objeto do monitoramento”. Uma das tecnologias mais populares para determinar a Geolocalização é a do Sistema Global de Posicionamento, popularmente conhecido como GPS.

Para realizar a implementação do monitoramento remoto na empresa de forma eficiente, o ideal é contar com uma empresa especialista no assunto.

Quer trazer todos os benefícios dessa ferramenta para a sua indústria? Conheça a EGA!

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre o monitoramento remoto? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Soluções Industriais 🏭 é só mandar mensagem 😉