Com a crescente demanda do mercado por soluções industriais inteligentes, a tecnologia tornou-se cada vez mais importante. Nesse contexto surge o conceito de fábrica inteligente, que é um projeto cada vez mais real e necessário.
O que é uma fábrica inteligente?
A indústria 4.0 chegou no mercado elevando os níveis de competitividade e de qualidade produtiva, ainda mais a tecnologia na indústria. E dentro deste cenário, impactado pela transformação digital, crescem as Indústrias inteligentes, que definem os negócios que já utilizam recursos ligados à Indústria 4.0 para otimizar o chão de fábrica.
As fábricas inteligentes podem ser definidas como empresas do ramo industrial que investem em soluções de tecnologia para otimizar os fluxos de trabalho na linha de produção.
Muito além de simples mudanças em processos, uma fábrica inteligente é identificada dessa forma quando passa por profundas mudanças, com impactos no formato de trabalho, uso de recursos e melhoria em toda a cadeia produtiva através da tecnologia.
A indústria inteligente é uma consequência do conceito da Indústria 4.0, em que as tecnologias disruptivas mantém conectados todos os processos produtivos, garantindo controle e gestão de ponta a ponta. É uma cadeia produtiva totalmente interligada, com sistemas integrados que garantem flexibilidade e conectividade de ponta a ponta.
Com a integração entre os sistemas, torna-se possível promover a comunicação entre os mais variados componentes da fábrica, tudo de maneira automática. O papel do capital humano, passa a se voltar à supervisão da linha de produção, das máquinas e de todos os sistemas utilizados.
Vantagens da indústria inteligente
Entre as vantagens desse novo modelo produtivo podemos destacar o aumento da produtividade, com processos automatizados e profissionais focados em ações estratégicas e não apenas operacionais.
Com essa tecnologia os dados são extraídos em tempo hábil para a melhoria das ações e tomada de decisões. Automação de ponta a ponta, com menos processos manuais e redução de falhas em toda a cadeia de produção também são características essenciais neste novo cenário.
Qual o cenário atual do Brasil em relação às fábricas inteligentes?
Enquanto empresas em várias partes do mundo já estão preparadas para a 4ª Revolução Industrial, o Brasil ainda não despertou para os desafios que precisam ser enfrentados. A prova disso é o baixo investimento em automação, principalmente no que diz respeito ao uso de robôs industriais.
As fábricas inteligentes têm saído do campo das tendências, transformando-se em realidade nas indústrias. Para que isso seja possível as empresas precisam ter consciência de que é necessário investir em avanços e inovações tecnológicas.
É importante estar atento às principais tecnologias relacionadas à Indústria 4.0. Elas fazem parte de um novo cenário, que já é realidade em países desenvolvidos e começa a se expandir no Brasil.
Entre os principais avanços estão:
Big Data e Data Analytics – O crescimento da competitividade tem feito com que o volume de dados nas empresas cresça em um volume exponencial. E o Big Data serve justamente como apoio para o armazenamento e análise destes dados que poderiam se tornar obsoletos, mas que, com a ajuda de sistemas, podem ser avaliados e ajudam os gestores na tomada de decisões para melhoria de processos. Ele tem softwares desenvolvidos especialmente para a indústria, apoiam na análise e resultados destes dados.
O Big Data é uma ferramenta capaz de coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados, que podem ser estruturados ou não.
Sistemas integrados – Esses sistemas ajudam no planejamento da produção. Além de facilitarem a tomada de decisão na indústria.
Cibersegurança – Além do monitoramento dos serviços, aplicação de protocolos de segurança, novas ações dentro da cultura da empresa e auditorias, é importante adotar sistemas que sejam confiáveis. Fábricas inteligentes e com um olhar para o futuro também precisam estar atentas à segurança de dados. Esse novo cenário da indústria abriu espaço para o crescimento de crimes virtuais, em que cibercriminosos roubam dados que podem comprometer a competitividade e a operação de empresas.
Nuvem – Sistemas na nuvem, além de seguros, garantem a rápida tomada de decisão, visto que podem ser acessados dentro ou fora do local de trabalho, dando mais flexibilidade à gestão. A armazenagem na nuvem reduz custos com infraestrutura própria sem comprometer a segurança da armazenagem de dados. Além disso, permite o acesso aos sistemas integrados em diversos pontos da indústria, além do envio de dados colhidos no chão de fábrica para a central.
Internet das coisas – Também conhecida como IoT, sigla em inglês para Internet of Things, a internet das coisas traz objetos conectados à rede, com sensores capazes de receber comandos, além de coletar e transmitir informações.
Robôs autônomos – Os robôs autônomos são máquinas que trabalham sozinhas por meio de programação e já fazem parte de alguns processos produtivos.
Que relação a fabricação inteligentes têm com a Indústria 4.0?
Com a quebra de paradigma dos modelos de produção e a promoção de uma relação entre homens e máquinas, são as fábricas inteligentes que conduzem à Indústria 4.0.
Apesar de essa ainda ser uma realidade muito distante para várias empresas, a fábrica inteligente realiza pequenos e contínuos investimentos para promover o conceito de fábrica inteligente, trazendo a organização para a Indústria 4.0.
E você preparar a sua empresa para receber as melhores tecnologias do mercado com as soluções da EGA.
A EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, pode auxiliar a sua empresa, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria. Além disso, tem mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa.
A empresa faz a integração de todas as informações das máquinas para ter controle dentro da indústria, trazendo mais eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.
Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!