Otimizar sua linha de produção não é mais uma opção, e sim uma necessidade para estabelecer melhor o caminho de todos os setores, de forma integrada e eficiente. O departamento de planejamento e controle de produção tem a função de aumentar a produtividade e reduzir desperdícios na indústria e, para isso, uma das ferramentas utilizadas é o plano mestre de produção.
Neste artigo, você entenderá o que é e como funciona o plano mestre de produção.
O que é o plano mestre de produção?
Essa ferramenta de planejamento garante mais eficiência no processo produtivo, além de evitar ou reduzir perdas nas operações de fabricação. O Plano Mestre de Produção (PMP) ou Master Production Schedule (MPS) é um registro que documenta todos os dados sobre a quantidade de itens a serem produzidos, o tempo e os recursos necessários para a produção. Todos os produtos são categorizados conforme o tipo.
O PMP realiza um levantamento, lista o que já tem em estoque e o que ainda é necessário adquirir para cumprir as demandas. Além disso, é preciso verificar outros recursos, como equipamentos e mão de obra.
Basicamente serve como um norte para os setores produtivos e é fundamental para definir as ordens do que será feito, estipular prazos corretos e usar de maneira otimizada a sua capacidade total. Exemplos:
Previsão de vendas – O gestor precisa saber o quanto quer vender nos próximos dias e meses, a fim de organizar melhor a visão antecipada da produção e determinar os esforços necessários para atingir o objetivo.
Gestão de estoque – Prevê a necessidade de compra dos insumos e dos produtos semiacabados e é responsável por mostrar quais são as demandas de volume e o prazo de entrega dos itens finalizados.
Agendamento da linha de produção – Com uma previsibilidade determinada, é possível programar os processos para serem iniciados corretamente, sem interrupções.
Qual a sua importância?
Otimização da produção – O cruzamento dos dados referentes à quantidade de pedidos pode melhorar sua capacidade produtiva, o tempo disponível e o número de pessoas e máquinas aptas para manufaturar.
Redução de desperdícios – Ao entender melhor sua capacidade, fica mais fácil definir as demandas de cada produto, inclusive o seu estoque e seus prazos de entrega. Dessa forma, há uma garantia contra imprevistos e redução de desperdícios na sua produção.
Melhoria na tomada de decisão – Toda decisão precisa se embasar em dados confiáveis e que ajudem a escolher a opção mais correta para cada caso. O PMP permite visualizar com mais clareza sua capacidade produtiva, o que é extremamente útil para identificar os melhores caminhos a serem seguidos e aprimorar continuamente a indústria.
Escalabilidade da produção – De forma integrada, a gestão de compras, a de produção e a de logística podem trabalhar com alinhamento e tornar o processo mais fluido e eficiente. Tudo proporciona uma melhor gestão industrial.
Quais são as etapas do plano mestre de produção e onde se aplicam cada uma delas?
Previsão de demanda – Uma é a etapa para fazer uma previsão de vendas em um determinado período e assim sua empresa pode ter uma base de quanto precisará produzir.
Planejamento de capacidade de produção – O quanto você consegue produzir em médio e longo prazo.
Planejamento de materiais – Nesta etapa você determina qual o volume de materiais necessários para a produção.
Planejamento da produção – Com grandes demandas são feitos planejamentos da produção para o curto prazo, alocando os recursos para as demandas mais valiosas para a empresa.
Como executá-lo de maneira eficiente?
Para poder realizar toda programação e planejamento de produção, deve haver sistemas específicos para automatizar determinadas atividades.
Existem várias opções para contribuir de alguma forma, mas duas estão mais relacionadas ao plano mestre de produção:
MRP – MRP (Material Requirements Planning) é um sistema que permite determinar a quantidade de insumos a comprar e estocar com base nas previsões de produção. Ele considera tanto as matérias-primas quanto os produtos semi-acabados para fornecer mais precisão e total previsibilidade.
ERP – O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema que tem como principal objetivo gerenciar informações sobre todos os processos envolvidos em um negócio de forma mais centralizada. Sua grande vantagem está justamente na integração das áreas e nos diversos softwares específicos utilizados em cada uma.
Conte com a EGA!
As soluções industriais da EGA podem ajudar a melhorar os indicadores de produtividade na sua indústria tornando o seu processo mais efetivo, pois a EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial tendo compatibilidade com as práticas da indústria 4.0. Além disso, evita desperdícios e aumenta a produtividade potencializando os benefícios do PMP. Tudo isso auxiliando a sua empresa, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria com toda segurança que você precisa.
Além disso, tem mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de produção das máquinas e colaboradores na sua empresa.
Através do Sistema MES da EGA, fazemos a integração de todas as informações das máquinas para que você tenha maior controle do chão de fábrica, trazendo mais eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.
Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!