Blog EGA

Como funciona o IoT no controle de produção industrial?

13/05/2022


O termo IoT (sigla para Internet of Things, Internet das Coisas) se tornou amplamente difundido no meio empresarial, especialmente quando falamos sobre automação industrial. Os debates sobre esse tema estão abordando cada vez mais o uso do IoT na produção industrial, a fim de obter melhores resultados através da otimização de tarefas e atividades.

producao-industrial

A fim de explicar mais sobre esse tema, na conversa de hoje falaremos sobre o que é IoT, qual a sua aplicação na indústria, como funciona o IoT no controle de produção industrial, quais os benefícios do uso dessa tecnologia e como o IoT pode contribuir para um controle eficiente através do OEE. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é IoT? Qual a sua aplicação no setor industrial?

producao-industrial

De forma resumida, a Internet das coisas é uma tecnologia composta por uma rede de objetos físicos (produtos, prédios, veículos, eletrodomésticos, entre outros) que possuem sensores e que se conectam à rede. Desta forma, estes se tornam capazes de coletar e transmitir dados, viabilizando a realização de tarefas como o controle remoto de máquinas e objetos.

Quando aplicada no setor industrial, a Internet das Coisas (IoT) passa a se chamar IIoT (Industrial Internet of Things). Neste cenário, o IoT une máquinas inteligentes e a análise avançada de dados para desenvolver sistemas mais rápidos e eficientes, que são capazes de monitorar, coletar, mudar, analisar e entregar dados e informações fundamentais para que as indústrias tomem decisões rápidas e certeiras.

Máquinas inteligentes coletando dados e os enviando para análise a fim de permitir que os gestores tomem decisões mais rápidas e acuradas… Parece um conceito similar para quem já acompanha o nosso Blog, não é mesmo? E não é à toa! É o mesmo conceito aplicado em nossa solução PCPMaster, capaz de aprimorar consideravelmente os indicadores e processos da sua empresa! Falaremos mais à frente sobre como a solução PCPMaster pode aprimorar o controle de produção industrial!

Ou seja, a Internet das coisas desempenha um papel indispensável no setor industrial. A partir dela, é possível desenvolver ou aprimorar máquinas, tornando-as “inteligentes” e habilitando-as para desempenhar funções como coleta e análise de Big Data, rastreamento de produção, manutenção preventiva e muito mais!

Como funciona a IoT no controle de produção industrial? Quais são as vantagens da IoT na indústria?

producao-industrial

Para explicar de forma mais clara, a IoT vai muito além da simples otimização de objetos e equipamentos com tecnologia. Através dessa tendência é possível sincronizar as atividades realizadas pelos mais diversos equipamentos, agregando valor, agilidade e praticidade às tarefas executadas. Ou seja, ainda que cada máquina esteja realizando sua própria função, é certo que todas elas poderão funcionar em consonância.

Desta forma, utilizar equipamentos de ponta deixa de ser a única alternativa para quem deseja aumentar a produtividade na indústria.

Através do uso de sensores capazes de acompanhar todos os ciclos e etapas de produção simultaneamente, o gestor terá acesso a dados precisos que lhe permitirão gerenciar todos os aspectos do chão de fábrica. Informações como velocidade dos equipamentos e sua vida útil, a sincronia entre os aparelhos e muito mais, todas podem ser disponibilizadas de forma centralizada, através de uma plataforma ou um aplicativo de smartphone, permitindo o acesso a esses dados em qualquer lugar e em tempo real.

Ficou fácil de entender como a Internet das Coisas, quando aplicada à produção industrial, pode garantir um processo de tomada de decisão mais assertivo e inteligente, não é mesmo? Afinal, todos os dados disponibilizados pelos equipamentos podem ser centralizados, permitindo o embasamento em análises de situações mais realistas.

Desta forma, podemos elencar como principais vantagens da IoT na indústria:

Aprimoramento de diagnósticos: Os sensores embutidos nas máquinas permitem a detecção e análise de fatores internos e externos da produção, elaborando análises completas e acuradas do processo.

Controle da produção industrial: A IIoT permite maior controle das máquinas, visto que, em fábricas inteligentes, os equipamentos são capazes de comunicar seus estados em tempo real para um servidor central. Além disso, as máquinas poderão fornecer dados que garantem maior visibilidade e controle do processo de produção.

Sintonia com as demandas do mercado: Indústrias equipadas adequadamente com IIoT dependem menos de expectativas e previsões de demanda dos produtos. Ao combinar os dados coletados, realizar análises precisas e um bom planejamento, é possível desenvolver um modelo de produção que esteja sempre em sintonia com as demandas do mercado.

Como a IoT pode contribuir para um controle eficiente através do OEE?

producao-industrial

Com o crescente acirramento da competitividade no mercado, quanto mais informações o gestor tiver em mãos, mais inteligente será a produção dentro da indústria. Quando falamos no controle eficiente das informações através da IoT, um dos indicadores mais importantes é o OEE (Overall Equipment Effectiveness), capaz de viabilizar um gerenciamento completo da produtividade de todos os equipamentos e etapas produtivas.

Foi pensando nessa demanda que a EGA Engenharia criou a solução PCPMaster. Ela se apresenta como uma ferramenta de grande utilidade no dia a dia das empresas, uma vez que possibilita obter as ocorrências de cada processo industrial em tempo real, fazendo com que possam ser tomadas as ações necessárias com assertividade. Através de uma interface (IHM), que está acoplada ao ponto de coleta, o sistema monitora o status do equipamento produtivo, sem interferência do operador. O operador recebe as informações relativas à produção e através desta coleta, podemos obter os seguintes indicadores:

– Monitoramento Online;

– Rastreabilidade;

OEE / OOE / TEEP;

– Vida útil do molde / Ferramenta;

– Geração de ticket (movimentação);

– Impressão de etiquetas;

– Calendário de turnos;

– Comunicação com periféricos (Balança, Leitor de Código de barras, Impressoras, Torre Luminosa, entre outros).

No entanto, lembre-se: para realizar a implementação do IIoT na sua indústria de forma eficiente, o ideal é contar com uma empresa especialista no assunto.

Quer trazer todos os benefícios dessa ferramenta para a sua indústria? Conheça a EGA!

producao-industrial

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre como funciona o IoT no controle de produção industrial? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!