Blog EGA

Eficiência operacional: como medir e otimizar os indicadores em sua linha de produção?

21/04/2022


Você já ouviu falar em eficiência operacional? Esse conceito possui grande importância dentro de uma indústria, ajudando a utilizar o mínimo de recursos e, ao mesmo tempo, entregar um serviço de maior qualidade.

eficiencia-operacional

Para que você entenda melhor sobre esse conceito e saiba a importância de aplicá-lo em sua empresa, na conversa de hoje falaremos sobre o que é a eficiência operacional na indústria, quais são os seus principais benefícios, como deve ser implementada, como superar os desafios ao implementar esse conceito nas indústrias e qual a importância desse conceito para aprimorar os processos industriais. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é eficiência operacional? Quais são os seus principais benefícios?

eficiencia-operacional

Na indústria, podemos compreender a eficiência operacional como a adoção de medidas com o objetivo de melhorar diferentes processos. Aqui, o foco é otimizar não somente as atividades práticas, mas fatores em geral, aumentando o desempenho dos funcionários e equipamentos. Desta forma, a empresa consegue prever erros e falhas e solucioná-los de maneira inteligente, evitando problemas maiores e tendo melhores retornos financeiros.

Esse conceito é extremamente importante e útil aos negócios, afinal, ao trabalhar com operações executadas de forma eficiente, é possível obter uma quantidade considerável de vantagens, tais como:

1 – Ganho de produtividade: Ao implementar práticas voltadas à impulsão operacional, o gestor pode observar que o ganho em produtividade surge naturalmente. Ou seja, quando as atividades são desenvolvidas de forma eficaz, com excelência em todas as etapas e com agilidade, o tempo médio de execução é reduzido. Desta forma, outras funções podem ser desempenhadas, aumentando a qualidade e a quantidade produtiva dos profissionais.

Contudo, é necessário ressaltar que eficiência operacional não é sinônimo de rapidez. A impulsão produtiva só acontece, de fato, se os colaboradores forem capazes de realizar suas tarefas com máxima habilidade e com o mínimo de esforço — tempo, energia, materiais etc. Ao atingir esse cenário, a vantagem estará concretizada.

2 – Identificação de falhas nos equipamentos: Uma das vantagens dos sistemas de eficiência operacional é a capacidade de trabalhar com o mapeamento e o acompanhamento das falhas nos equipamentos da empresa. Através desse recurso, os gestores podem não somente se precaver de futuros problemas como também escolher o melhor tipo de manutenção (preventiva ou preditiva. As manutenções corretivas se afastam do conceito de eficiência operacional por resolver apenas problemas que não foram previstos).

3 – Redução de custos: Quanto maior a eficiência no desenvolvimento dos processos de uma empresa, menos ela gastará com consertos e retrabalhos. A eficiência se aplica desde a contratação de profissionais adequados até a compra de matérias primas e o monitoramento de processos na indústria. Isso leva a uma economia em:

– Recursos humanos;

– Materiais;

– Tempo.

Ou seja, desta forma o gestor pode observar que a redução de custos é um reflexo direto da eficiência operacional. Em outras palavras, reduzir os custos é altamente relevante, pois otimiza os recursos, e garante mais dinheiro para investimentos no seu core business, viabilizando planejamentos de expansão.

Como superar os desafios ao implementar a eficiência operacional nas indústrias?

eficiencia-operacional

Trabalhar com sistemas de eficiência operacional traz uma grande quantidade de benefícios e oportunidades para a empresa. No entanto, para extrair essas vantagens é preciso superar as dificuldades de uma implementação.

Confira a seguir algumas formas de como implementar essa política de forma assertiva na sua empresa:

1 – Aplique o OEE (Overall Equipment Efficiency): O Overall Equipment Efficiency (Eficácia Geral do Equipamento, em português) é um indicador que permite à empresa analisar e detalhar dados importantes acerca de um equipamento, tais como:

– Tempo de disponibilidade do equipamento (quantidade de tempo de trabalho de um equipamento, em comparação com o período em que ficou disponível para uso, descobrindo se a máquina ficou ociosa);

– Performance (níveis de velocidade de produção em comparação com o nível esperado);

– Quantidade de produtos fabricados;

– Qualidade dos produtos.

Em posse dessas informações, o gestor poderá determinar se vale a pena manter o equipamento em uso ou se é necessário realizar um novo investimento. Isso ajuda não somente na produção, como também na redução de custos, evitando que a empresa mantenha uma máquina que não apresenta potencialidade suficiente para atender às necessidades do negócio.

Ou seja, o OEE traz uma análise quantitativa e qualitativa das ferramentas, ajudando na tomada de decisões considerando os custos e os lucros da indústria.

2 – Invista em tecnologias como o ERP: O aumento da eficiência industrial está ligado diretamente à implementação de tecnologias. Desde a primeira revolução industrial até a chegada da indústria 4.0, é possível perceber a influência da tecnologia na eficiência operacional das empresas.

Agora, mais do que nunca, o investimento em tecnologia é de suma importância. A melhor parte é que, na era digital, é possível contar com ERPs inteligentes para automatizar processos e dinamizar várias atividades.

Busque softwares capazes de não somente facilitar o trabalho rotineiro, como também proporcionar outros benefícios, como integração de setores, acessibilidade, armazenamento de dados, entre outros.

Ficou fácil ver como os investimentos em eficiência operacional na indústria são a melhor maneira de otimizar o trabalho dos colaboradores da empresa, não é mesmo? A partir dessa política, os processos tendem a ser cada vez melhores, aumentando a capacidade produtiva dos profissionais e a vantagem competitiva da empresa. Com o esforço geral trazendo melhores resultados, o clima organizacional fica mais saudável e a motivação se torna constante.

Quer trazer todas as vantagens da eficiência operacional para a sua empresa? Conheça a EGA!

eficiencia-operacional

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre como a eficiência operacional pode medir e otimizar os indicadores em sua linha de produção? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!