Blog EGA

Qual o impacto da tecnologia 5G no setor industrial?

14/04/2022


Nos últimos anos, o 5G se tornou um dos assuntos mais comentados internacionalmente. E não é para menos, afinal, com todas as inovações e transformações prometidas por essa tecnologia, é de se esperar que o interesse seja crescente. Isso é especialmente verdade quando consideramos os impactos do 5G no setor industrial.

5g-no-setor-industrial

Por isso, na conversa de hoje falaremos mais sobre o que é o 5G, quais são as mudanças que essa tecnologia pode trazer, quais são os benefícios do 5G no setor industrial, qual a relação entre o 5G e o Cloud Computing e qual a importância da implementação do 5G no setor industrial. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é o 5G? Quais são os avanços que essa tecnologia pode trazer?

5g-no-setor-industrial

O 5G é um novo padrão de transmissão de dados. Proporciona maiores velocidades, cobertura e recursos em relação ao 4G – tecnologia atualmente presente no Brasil.

A promessa dessa tecnologia é conectar tudo, em qualquer lugar e o tempo todo. E oferecer um enorme potencial para a digitalização da economia, particularmente para a indústria.

Estima-se que o 5G oferecerá uma velocidade de 10 a 20 vezes maior que o 4G. Na prática, um arquivo de 1GB poderia ser baixado em menos de 10 segundos.

Por ser uma tecnologia única, as mudanças esperadas a partir do 5G são as mais incríveis possíveis. Principalmente em países como o Brasil, em que conexões de internet tendem a ser instáveis e pouco confiáveis.

A tecnologia 5G tem a capacidade de mudar por completo essa percepção, trazendo consigo um novo universo de possibilidades e uma confiabilidade jamais experimentada.

Mesmo para países de primeiro mundo, como os europeus e os Estados Unidos, o impacto tende a ser alto, pois como mencionamos, a tecnologia 5G tende a oferecer uma velocidade de 10 a 20 vezes maior que o 4G.

Dessa forma, serviços que atualmente só podem ser oferecidos com o uso de internet banda larga passam a ser vendidos com o uso do 5G, abrindo maior disputa no mercado.

Quais são os benefícios do 5G no setor industrial?

5g-no-setor-industrial

Podemos dizer que para a indústria, o impacto da tecnologia 5G será semelhante ao do surgimento da própria internet. As fabricantes e desenvolvedoras voltarão a contar com um tipo de tecnologia inédita e capaz de revolucionar suas rotinas de trabalho.

Nos países em que a tecnologia foi testada, alguns pontos já sofreram mudanças e ferramentas foram aperfeiçoadas com o uso do 5G. Nos Estados Unidos, por exemplo, algumas empresas registraram transmissão de informações 2,7 vezes mais rápida com a rede 5G.

Isso é possível porque o 5G oferece redução da latência. De forma resumida, latência é o tempo de resposta de um aparelho (delay), medido entre o momento em que ele recebe um sinal até a execução da ordem recebida.

Quanto menor a latência, mais rápida será a reação de um aparelho acionado à distância. No caso do 4G, esse delay é de 10 milissegundos; o 5G irá reduzir esse tempo a um milissegundo. É essa redução de latência que permite mais velocidade nos processos industriais.

Outro impacto da tecnologia 5G no setor industrial é a aceleração no surgimento de inovações, principalmente no que se refere à Internet das Coisas (IoT).

Com a popularização da nova tecnologia, qualquer objeto será capaz de se comunicar, o que levará a indústria a uma nova era.

As fábricas poderão expandir o uso de robôs e realidade virtual, enquanto os escritórios terão mais funções automatizadas por inteligência artificial.

Ou seja, as empresas são as grandes beneficiadas com o 5G. Essa tecnologia foi pensada para o mercado corporativo, entregando níveis de segurança, velocidade e estabilidade diferenciados.

O resultado disso é a aceleração da transformação digital dos negócios, incluindo o impulsionamento da robótica colaborativa industrial.

5G e Cloud Computing: qual a relação?

5g-no-setor-industrial

O impacto da tecnologia 5G no setor industrial é tão grande que ela é capaz de aprimorar inovações que já se mostram de alto padrão atualmente, como é o caso do cloud computing. Há previsões de que o 5G aumentará o alcance e a estabilidade do cloud computing.

O aumento do alcance ocorre porque a tecnologia 5G é mais abrangente que a internet atual. Suas torres são muito mais potentes e possibilitam que o sinal de conexão alcance lugares mais distantes, que hoje não contam com uma internet de qualidade.

Dessa forma, o mercado de cloud computing chegará a usuários que já entendem a importância do uso da internet em nuvem, mas que não podem utilizá-la em razão das limitações da rede.

Já a estabilidade ocorre porque uma das vantagens do cloud computing é permitir que os usuários acessem seus serviços de forma mobile, de qualquer hora e lugar. No entanto, sabemos que a rede de dados que temos atualmente nem sempre garante estabilidade para que este acesso aconteça com segurança.

A tecnologia 5G, por sua vez, traz a segurança de conexão que os serviços em nuvem precisam para dar tranquilidade aos seus usuários. Com a inovação, você terá o máximo do cloud computing com ou sem banda larga.

Além disso, os serviços em nuvem passam a contar com vantagens como:

  • Melhor custo-benefício;
  • Maior capacidade;
  • Mais velocidade.

Com a tecnologia 5G à disposição, mais empresas terão acesso aos serviços de cloud computing, com maior facilidade. Porém, é preciso se preparar já buscar por serviços e ferramentas que comportem e trabalhem corretamente com a tecnologia 5G.

Ou seja, os impactos da tecnologia 5G no setor industrial são extremamente positivos, trazendo grandes mudanças e aumento da competitividade, o que será um poderoso diferencial para quem deseja se destacar no mercado.

Quer saber como preparar a sua empresa para a chegada do 5G no setor industrial? Conheça a EGA e comece a empregar soluções de alta qualidade desde já!

5g-no-setor-industrial

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre os impactos da tecnologia 5G no setor industrial? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!