Blog EGA

Qual a importância da cibersegurança na indústria 4.0?

22/03/2023

ciberseguranca-na-industria

A tecnologia revolucionou o mundo e trouxe inovações tecnológicas com novas soluções e possibilidades, mas também trouxe preocupações antes não existentes no setor industrial como é o caso da cibersegurança. No artigo de hoje vamos falar sobre cibersegurança na indústria 4.0 e como investir nela pode ajudar a extrair o máximo de potencial das novas tecnologias.

O que é a cibersegurança na indústria?  

ciberseguranca-na-industria

Com a cibersegurança na indústria você garante que dados valiosos não vazem nem sejam violados em ataques cibernéticos, pois ela é um conjunto de ações e técnicas para proteger sistemas, programas, redes e equipamentos de invasões. Esses ataques podem ter a intenção de acessar servidores, roubar senhas, sequestrar dados ou até mesmo fraudar transações financeiras. 

A segurança da informação é cada vez mais fundamental, uma vez que absolutamente toda a produção das empresas é armazenada na forma de dados. As ameaças digitais são, basicamente, divididas em três categorias: crimes virtuais, guerras cibernéticas e terror virtual.  

  • Os crimes virtuais são os ataques que visam dinheiro. 
  • Guerras cibernéticas geralmente envolvem a coleta ilegal de informações sigilosas
  • O terror virtual tem como objetivo danificar sistemas eletrônicos e assim, disseminar pânico e medo.  

Tecnologia industrial: Como o conceito de cibersegurança se aplica à indústria 4.0? 

Na indústria 4.0, todas as áreas e sistemas acabam interligados, seja pela internet, por um serviço de cloud ou até mesmo com alguma conexão com o mundo externo. Toda essa descentralização da informação abre brechas de segurança que antes não existiam. Por isso, é necessário que os planos de cibersegurança também contemplem este cenário, onde várias pessoas têm acesso às áreas. Principalmente com a revolução industrial, quando falamos sobre segurança da informação, encontramos novos desafios pelo caminho, pois o número de crimes cresceu bastante.  

Caminhos para aumentar a proteção dos dados e aplicar a cibersegurança na indústria

Política de Segurança Interna 4.0 – Ter segurança de dados é essencial, principalmente quando se tem tecnologia na indústria, pois isso mostra que o seu negócio protege e se preocupa com os dados com os quais ela trabalha. 

Controle de Acesso – É muito importante definir identificações digitais e restrições de acessos dos colaboradores aos setores e as áreas de infraestrutura.  

Assinatura Digital – Elas apresentam um tipo avançado e seguro de criptografia que segue os padrões de cibersegurança. Com elas é possível atingir um alto nível de confiabilidade, fazendo com que a sua empresa tenha autoridade e autenticidade nos documentos. 

ciberseguranca-na-industria

Isolamento de conexão – Algo que também ajuda muito a manter a proteção dos dados é adotar uma Intranet. Ao invés de conectar dispositivos e máquinas direto a internet, faça uma Intranet que vai possibilitar muito mais segurança.  

Monitoramento periódico das redes – Faça um check up periódico da segurança da sua rede. Execute testes, monitore, faça rastreios de ponta a ponta em toda a produção. 

Principais preocupações e desafios em relação à cibersegurança na indústria 

As empresas que trabalham com informações de clientes e dados sensíveis de pagamento e privacidade também precisam dedicar todos os esforços possíveis para evitar vazamentos dessas informações.  

Especificamente no caso das indústrias, a proteção sobre a planta é um ponto de grande atenção, tendo em vista o crescimento no número de invasões desse tipo. Considerando todos esses riscos no ambiente corporativo, a cibersegurança industrial é um ponto de extrema importância para a TI, especialmente no que se refere à proteção de dados e processos.  

Dados de patentes, contratos e processos registrados também estão inclusos nas preocupações da segurança cibernética, já que seu vazamento e reprodução indevida podem causar um grande prejuízo financeiro para a empresa.  

Em indústrias públicas, o problema pode ser ainda mais sério, comprometendo a infraestrutura básica de serviços e os dados pessoais de grande número de pessoas. Todos esses ataques só podem ser evitados com uma boa estrutura de segurança da informação. 

Como a empresa pode melhorar a sua cibersegurança e quais os benefícios dessas práticas? 

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Juntamente com o Machine Learning, ela pode ser aplicada como uma forte aliada da cibersegurança. A IA simula capacidade humana de analisar e interpretar dados para solucionar problemas. 

Integradas ao sistema de segurança, é possível automatizar processos de verificação dos ataques cibernéticos, transformando o ambiente digital ainda mais seguro. Com a inteligência artificial, o que era feito manualmente, passa a ser feito por máquinas. Como a eficiência analítica dos robôs é superior, fica muito mais fácil detectar ameaças vindas de diversas fontes. 

Instalar um sistema de cibersegurança entra no processo de automação industrial, já que a empresa não precisará destacar um empregado para se dedicar exclusivamente ao monitoramento e vistoria dos procedimentos de segurança. 

Os softwares e hardwares que a EGA oferece são todos pensados para oferecer cibersegurança e compatibilidade com as práticas da indústria 4.0. As nossas soluções industriais podem ajudar a tornar esse processo mais efetivo, pois a EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, pode auxiliar a sua empresa, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria com toda segurança que você precisa.

Além disso, temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa.  

Através do Sistema MES da EGA, fazemos a integração de todas as informações das máquinas para que você tenha maior controle do chão de fábrica, trazendo mais eficiência, decisões mais assertivas e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.   

Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!  

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Soluções Industriais 🏭 é só mandar mensagem 😉