Com a tecnologia, cada vez mais temos acesso a dados que antes passavam despercebidos e essas informações são valiosas na gestão industrial. A análise de dados na indústria é fundamental em um cenário 4.0 e no artigo de hoje vamos trazer mais detalhes sobre como a análise de dados pode aprimorar os resultados na indústria 4.0.
Qual o papel da análise de dados da indústria?
A análise de dados a cada dia vem sendo uma ferramenta poderosa que permite às indústrias serem mais eficientes no processo produtivo. Isso aumenta o poder competitivo no mercado
Com o avanço da Indústria 4.0, investir na qualidade da coleta e análise de dados na indústria tornou-se um fator primordial. A análise de dados dos processos pode mostrar as causas de problemas de qualidade, encontrar potenciais vulnerabilidades de segurança e descobrir desvios de consumo de energia ou insumos, permitindo que o gestor entenda as perdas registradas, apontando as causas dos desperdícios, e defina quais podem ser atacadas com custo-benefício positivo.
Hoje temos sistemas de bancos de dados cada vez mais complexos e que permitem consultar, inserir e alterar informações para que se transformem em dados essenciais para uma boa gestão.
Dados coletados e armazenados nada dizem para o gestor, é preciso transformar a análise de dados na indústria em informação para que melhores decisões sejam tomadas. Esses processos acabam gerando um grande volume de dados e informações relevantes, que ajudam a ter uma visão mais clara sobre diversas camadas da produção, como:
- Tempo médio de operação de um equipamento;
- Melhor período para a manutenção;
- Momentos de queda de produção;
- Produtos com maior e menor saída;
- Problemas de logística;
- Entre muitos outros.
Na Indústria 4.0, os dados ganham uma importância ainda mais significativa, permitindo que outros pilares existam e tenham suas funções específicas também. A análise de dados é o processo necessário para estudar e compreender todas essas informações e ajudar a esclarecer diversos questionamentos relevantes. Afinal, hoje em dia, a maioria dos equipamentos de escala industrial é equipada com sensores, displays ou alguma tecnologia industrial de conexão que permite um melhor controle e manuseio dos processos de produção.
Como isso aumenta a produtividade?
A análise de dados assume um papel primordial, guiando e orientando os gestores no sentido de executar o processo produtivo com mais eficiência e valor, uma vez que os equipamentos utilizados dentro da indústria são mais eficientes e tecnológicos, a gestão de dados na indústria ajuda a otimizar o controle dos processos produtivos e agregar ainda mais valor a eles. A confiabilidade das informações representa uma ferramenta muito valiosa e competitiva, estando totalmente ligada ao aumento de produtividade.
Quais são os benefícios da gestão de dados?
Oportunidades de crescimento – Ter acesso a informações mais completas e realistas sobre os processos executados dentro da indústria e sobre o mercado onde ela está atuando, ajuda os gestores a estabelecer previsões e antecipar oportunidades de crescimento.
Redução de falhas e gargalos produtivos – O monitoramento dos processos deve fazer parte da realidade dos gestores no ambiente industrial, tanto para garantir que as demandas sejam atendidas, quanto para eliminar possíveis erros e falhas que impactam na produtividade.
Redução de custos – A competitividade faz com que seja necessário encontrar formas de trazer mais produtividade com a mesma quantidade de recursos, e dados consistentes ajudam nessa tarefa.
Impactos da análise de dados na indústria – Sem uma análise e gestão de dados eficiente, as informações entregues não passam disso, informações. É necessário que elas sejam analisadas e contextualizadas para trazer impactos positivos, como:
No chão de fábrica
- Programar as paradas para manutenção de forma mais eficiente;
- Acompanhar os processos com mais inteligência, permitindo que eles sejam ajustados para entregarem mais produtividade e eficiência.
Na área comercial
- Identificação de produtos com base na procura e demanda, ajustando os que precisam de uma estratégia diferenciada;
- Estudar o público-alvo para entregar soluções mais assertivas;
- Aumentar a fidelização dos clientes através de estratégias de marketing mais objetivas e direcionadas.
A falta de análise de dados produtivos pode fazer com que processos inadequados sejam mantidos, prejudicando a produtividade e a lucratividade da empresa. É essencial estudar essas informações para trazer mais inovação e diferencial dentro do mercado. Os impactos negativos sem análise de dados implicam em:
Perda de produtividade – Devido a processos inadequados e tempo de manutenção.
Perda de clientes – Principalmente devido à falta de inovação e não acompanhamento das tendências mundiais de sustentabilidade e qualidade.
Conte com a EGA!
Um bom ERP ou big data consegue abrir um novo mundo de possibilidades diante dos olhos de um gestor, pois ele acompanha melhor os dados em tempo real, produzindo ideias de maneira bem mais intuitiva.
A EGA tem mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa. Com as nossas soluções industriais você pode tornar o seu processo mais efetivo, pois a EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, pode auxiliar a sua empresa, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria.
Além disso, os softwares e hardwares que a EGA oferece são todos pensados para oferecer cibersegurança e compatibilidade com as práticas da indústria 4.0. Temos também o Sistema MES que faz a integração de todas as informações das máquinas para que você tenha mais controle do chão de fábrica com eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.
Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!