Com as mudanças no mercado e avanços tecnológicos, as indústrias têm muito a ganhar com a adoção do Cloud Computing em suas rotinas diárias.
Mas vem cá, você sabe o que é o Cloud Computing na indústria e como ele funciona?
Cloud computing ou computação em nuvem faz parte da infraestrutura tecnológica da empresa e é uma tecnologia que permite unir hardware e software, tornando os dados acessíveis por diferentes dispositivos. Além disso, substitui a necessidade de arquivos de papel ou preenchimento de planilhas de dados.
Esse sistema gera uma conectividade entre diferentes setores da empresa e permite que os dados sejam analisados para novos investimentos ou até para manutenção do sistema. Com a computação em nuvem, procedimentos da indústria são registrados, assim como suas potenciais falhas e histórico de funcionamento.
Assim, você tem controle de armazenamento de dados, comunicação interna e externa, transmissão, softwares e pode até fazer projeções de novos negócios. Tudo isso podendo ser acessado a qualquer momento, não importa onde você esteja, e sem gastos com servidores de dados.
Não é novidade que a indústria 4.0 vem trazendo diversas inovações em variadas áreas, até mesmo na manutenção de ativos e as ferramentas de cloud computing que ajudam diversas empresas de diferentes segmentos a otimizarem seus trabalhos e organizarem processos, para que tudo na indústria esteja funcionando em uma cadeia produtiva e eficiente.
Como utilizar o sistema para manutenção e quais as vantagens?
A computação em nuvem é uma forma segura de armazenar informações que podem ser transformadoras na gestão de sua empresa. A cloud computing pode ser utilizada na manutenção de ativos, processo que pode ser aprimorado pelas tecnologias de indústria 4.0.
Por meio dessa tecnologia é possível coletar, consultar e enviar informações com facilidade, bem como o histórico de manutenção. Com isso, o profissional consegue saber o estado e o funcionamento dos dispositivos e maquinário.
Confira as principais vantagens:
Praticidade em qualquer lugar – Cloud computing na indústria 4.0, garante grande agilidade nos processos, além de ter acesso de qualquer lugar, os funcionários têm acesso ao conteúdo armazenado em tempo real, sendo possível uma comunicação muito mais rápida entre os setores. Quando se investe em cloud computing, você pode ter acesso aos dados e informações da empresa de qualquer local, necessitando ter claro, acesso e permissão para acessar os mesmos.
Automatização de processos – Esse sistema permite automatizar os processos de forma mais eficiente e assertiva, uma vez que informações sobre o funcionamento de ativos, o estoque de peças, entre outras, estão à disposição em diferentes dispositivos e a qualquer momento.
Agilidade na tomada de decisões – O sistema mostra em tempo real como está o funcionamento da máquina, com isso, tomadas de decisões se tornam mais ágeis, evitando possíveis prejuízos.
Quando a cloud computing está aplicada na empresa, o funcionário responsável por levantar esses dados têm mais facilidade em acessar essas métricas, necessitando apenas do acesso do software que recebe as informações do provedor.
Redução do custo de manutenção, evitando materiais sobressalentes – Quando você terceiriza a cloud computing na indústria, pode ter uma grande economia com o passar dos anos, além de não ter mais necessidade de solicitar equipes de suporte, para manutenções ou atualizações, além de servidores.
Flexibilidade – Esse tipo de tecnologia oferece modelos de serviço de acordo com a sua necessidade de processamento e armazenamento, você só paga pelo que utiliza, podendo escalar seu investimento da melhor forma possível.
Gestão de pessoas – A cloud computing pode ajudar a montar novos planos de trabalho, que evitem que alguns setores fiquem sobrecarregados ou que o fluxo de produção esteja atrasado.
Os sistemas da indústria 4.0 ajudam a otimizar as empresas, evitando que a dificuldade de acesso a dados e processos seja perdida em meio a cadeias de produção complexas. Aderindo à tecnologia cloud computing e digitalizando o procedimento, a manutenção industrial se torna mais direcionada e mais eficiente.
Segurança de dados – Com o desenvolvimento de certificados de segurança e da criptografia, os programas se tornam cada vez mais seguros. Uma prova disso é que muitas indústrias vêm utilizando esse tipo de serviço devido à segurança de dados que ele proporciona.
Importância do cloud computing na indústria
O fato é que a indústria moderna, ou a chamada indústria 4.0, necessita cada vez mais de recursos de TI para se manter competitiva e crescendo. A tecnologia cloud computing se faz importantíssima para as indústrias. As máquinas e sistemas que operam sem a necessidade de colaboradores precisam de uma infraestrutura com alta capacidade de processamento de informações. Aí está a nuvem!
Sistemas de nuvens podem ser grandes auxiliares no dia a dia das indústrias, além de garantirem a confiabilidade e segurança em todos os processos. A infraestrutura de TI virtual que compõe a nuvem é altamente escalável e consegue adequar o poder de processamento à demanda necessária, permitindo que o volume de informações tratadas possa diminuir e aumentar sem problemas de sobrecarga e mal funcionamento.
O cloud computing surge como uma solução, permitindo que as indústrias possam usufruir de sistemas de gestão e ferramentas de administração sem a necessidade de criar infraestruturas de TI internas. Os sistemas em nuvem são muito mais baratos que manter o ambiente de tecnologia localmente.
Na EGA você conta com o sistema IaaS, um modelo de serviços do cloud computing, que corresponde a uma camada de entrega, um serviço por assinatura que entrega recursos essenciais de computação, gestão de rede e armazenamento. A EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria. Além disso, tem mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa.
A empresa faz a integração de todas as informações das máquinas para ter controle dentro da indústria, trazendo mais eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.
Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!