Blog EGA

Conheça o sistema OEE e saiba como aumentar a receita e reduzir custos na sua empresa

12/09/2022


O sistema OEE pode trazer inúmeros benefícios para sua indústria se utilizado da forma correta, visto que ele é um importante indicador de desempenho de máquinas e equipamentos. No artigo de hoje nós vamos trazer detalhes desse sistema importante para as indústrias. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Você sabe o que é o sistema OEE ou Overall Equipment Effectiveness? 

sistema-oee

Um dos desafios dos gestores dentro das indústrias é ampliar a capacidade de produção dos equipamentos industriais com o menor custo possível. O objetivo desse sistema é determinar qual foi a produtividade de uma máquina em relação a sua capacidade produtiva. Então, por meio do sistema OEE (Overall Equipment Effectiveness) é possível identificar se o planejamento produtivo está no caminho correto. 

O indicador ajuda a contabilizar o tempo de operação, a velocidade e a quantidade de perda que é gerada por um equipamento em uma linha de produção. O OEE não permite apenas verificar uma máquina, mas várias delas em uma linha de produção ou uma planta de produção inteira. Ou seja, esse sistema traz a eficiência global dos equipamentos.

O sistema OEE elimina as perdas no processo de produção. Ele tem uma abordagem que, em última análise, busca elevar a receita da indústria. No entanto, elementos como redução de custos, aumento da qualidade, preço competitivo e menor prazo de entrega compõem o quadro de metas do OEE. 

A base de cálculos é importante e leva em consideração 3 índices (disponibilidade, performance e qualidade), podendo aumentar a receita e reduzir os custos de sua empresa. 

Confira: 

Disponibilidade – Esse índice mostra o quanto um equipamento está preparado para utilização. Por exemplo, se uma máquina injetora foi instalada com o intuito de que sejam injetados produtos durante 2 turnos de 4 horas. Então, a disponibilidade do equipamento é de 8 horas por dia.  

Desempenho – Mostra o quanto  o equipamento produz. Suponhamos que o tempo padrão de produção da injetora é de 250 peças por minuto. Logo, se a capacidade produtiva é menor que essa quantidade, o desempenho é inferior a 100%. Existem duas formas de fazer essa medição: 

Manual – Contagem realizada pelo operador, responsável por anotar a produção, por um determinado período de tempo. Dessa forma, os valores somados pelo colaborador são lançados, muitas vezes, em planilhas. Em seguida, os relatórios são gerados. 

Automático – o coletor de informações, ligado às máquinas, capta automaticamente os dados: contagem do refugo e produção, identificação de parada, entre outras informações. Outra forma, é a coleta pelos dados do CLP (Controlador Lógico Programável) dos equipamentos. 

Qualidade – O sistema OEE completa, indicando a qualidade do produto. O refugo é uma maneira de saber quantas peças com defeito estão sendo produzidas. Sendo assim, a indústria consegue essa informação tanto pela análise do operador, quanto pelos testes de produto. Outra maneira de medir o índice é mediante a análise de amostragem por lote. 

Agora, veja como calcular o indicador OEE: 

sistema-oee

Com o objetivo de formar o indicador, multiplique os 3 índices. OEE% = disponibilidade (%) x performance (%) x qualidade (%) 

Exemplo: 

Disponibilidade: 78% – Existem algumas paradas porque há máquinas com problemas. 

Desempenho: 80% – Então, por conta dos desgastes nas máquinas, o desempenho é de 80%. 

Qualidade: 87% – A qualidade das peças não é tão boa por causa dos equipamentos com defeito. 

Desse modo, o índice da planta fica da seguinte maneira: OEE = 0,78 x 0,80 x 0,87 = 0,54 ou 54%. 

Confira os valores mínimos, definidos pelo JIPM, para uma empresa World Class: 

  • A disponibilidade precisa estar acima de 90%. 
  • O desempenho deve ser no mínimo 95%. 
  • A qualidade precisa ser de, pelo menos, 99%. 
  • Assim, o OEE obtido é: 0,90 x 0,95 x 0,9999 = 0,855. 

Para atingir 85% no indicador OEE, que é o recomendado, é necessário manter uma gestão otimizada de cada máquina, linha, operador, equipe, entre outros elementos que influenciam o processo. 

Benefícios do sistema OEE para a indústria

sistema-oee

Esse sistema é importante para o setor industrial, pois ele revela diversos pontos de melhoria no negócio. Além de outros benefícios como: 

  • Aumento na produtividade de máquinas e equipamentos; 
  • Facilidade para identificar problemas e gargalos no processo produtivo; 
  • Melhora no desempenho da produção; 
  • Melhora na qualidade dos produtos fabricados e redução de perdas por qualidade; 
  • Auxílio na tomada de decisão; 
  • Redução de retrabalho e paradas na produção. 

O OEE é uma ferramenta que pode aumentar a lucratividade e reduzir os custos do negócio. A EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria.  Além disso, tem mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa.  

A empresa faz a integração de todas as informações das máquinas para ter controle dentro da indústria, trazendo mais eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.     

Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!    

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Soluções Industriais 🏭 é só mandar mensagem 😉