Blog EGA

Como reduzir o tempo de parada de máquina na indústria?

22/07/2022


Parada de máquina é um dos maiores motivos de preocupação para gestores dos mais diversos segmentos da indústria. Sempre que as máquinas param, ocorre perda na produtividade, aumento de custos e atraso nas entregas, gerando prejuízos imensuráveis. Ou seja, contar com tecnologias capazes de reduzir o tempo de parada de máquina na indústria é uma necessidade inegável.

Nesse cenário, as tecnologias ligadas à Indústria 4.0 surgem como ótimas soluções, pois a quarta revolução industrial tem muito a oferecer, seja em manutenção, logística ou segurança. Por isso, na conversa de hoje falaremos detalhadamente sobre as principais consequências do aumento tempo de parada de máquina, quais são os principais motivos que levam a esse problema e como a EGA Engenharia pode ajudar a reduzir o tempo de parada de máquina na sua indústria. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Quais são as consequências da parada de máquina na indústria?

tempo-de-parada-de-maquina

Como o nome já indica, o tempo de parada de máquina refere-se ao período de tempo no qual os equipamentos da sua indústria não estão em funcionamento. As paradas podem ser programadas, como é o caso das manutenções preventivas ou não programadas, quando ocorrem por defeitos, falhas humanas, uso inadequado dos equipamentos e etc.

As paradas programadas, isto é, aquelas que são feitas sob controle da indústria, representam um ganho de qualidade para a indústria, pois possuem caráter preventivo, evitando a realização de reparos extensivos às pressas, que poderiam representar reais perdas produtivas, sem contar no custo mais elevado do reparo.

Quando uma parada não programada na produção ocorre, ela afeta a produtividade na indústria, afinal, os produtos não estão sendo fabricados, ou estão, porém em menor número, desacelerando o ritmo produtivo. Desta forma, elas prejudicam o andamento dos processos e interferem na eficiência e no resultado global da produção industrial.

Na prática, a consequência dessas paradas é o surgimento de gargalos na produção industrial, que podem gerar perdas substanciais, tais como a perda de um cliente porque a sua indústria não conseguiu entregar o produto dentro do prazo estabelecido, ou mesmo perdas financeiras e de reputação, afinal, uma marca que não consegue entregar os produtos no prazo ou os entrega com muitos defeitos não é bem vista pelo mercado.

Quais são os principais motivos das paradas de máquinas?

Enquanto as paradas programadas ocorrem por conta do desgaste natural dos equipamentos e têm como objetivo a resolução de pequenos problemas antes que estes se tornem verdadeiros empecilhos, as paradas não programadas ocorrem por uma série de motivos, tais como:

1 – Falta de suporte: Quando os equipamentos em uma indústria não passam por manutenções adequadas ou mesmo deixam de contar com os cuidados necessários para o seu bom funcionamento, é muito comum que haja um aumento no tempo de parada de máquina.

Com a falta de suporte, o tempo de vida útil dos equipamentos tende a ser consideravelmente reduzido, acarretando grandes prejuízos.

2 – Manutenção deficiente: Outro problema comum é a realização de manutenções incapazes de solucionar os verdadeiros problemas dos equipamentos. Isso geralmente ocorre por diagnósticos errados nas causas de falhas nas máquinas.

3 – Uso dos equipamentos de forma inadequada: Quando os colaboradores não são instruídos adequadamente sobre como operar os equipamentos, é comum que haja falhas decorrentes do mau uso destes.

Como a EGA Engenharia pode ajudar a reduzir o tempo de parada de máquina em sua indústria?

tempo-de-parada-de-maquina

Agora que você já sabe o que pode resultar na parada de máquinas e quais as consequências disso na sua indústria, que tal saber como resolver esse problema?

A fim de ajudar indústrias dos mais variados segmentos, a EGA Engenharia criou uma solução MES chamada PCPMaster, que pode agregar grande valor ao seu chão de fábrica ao automatizar a coleta de informações, transmitindo-as ao gestor quase imediatamente.

A solução PCPMaster se apresenta como uma ferramenta de grande utilidade no dia a dia das empresas, uma vez que possibilita obter as ocorrências de cada processo industrial em tempo real, fazendo com que possam ser tomadas as ações necessárias com assertividade. Através de uma interface (IHM), que está acoplada ao ponto de coleta, o sistema monitora o status do equipamento produtivo, sem interferência do operador. O operador recebe as informações relativas à produção e através desta coleta, podemos obter os seguintes indicadores:

Monitoramento Online;

– Rastreabilidade;

OEE / OE / TEEP;

– Vida útil do molde / Ferramenta;

– Geração de ticket (movimentação);

– Impressão de etiquetas;

– Calendário de turnos;

– Comunicação com periféricos (Balança, Leitor de Código de barras, Impressoras, Torre Luminosa, entre outros).

Desta forma, a solução PCPMaster pode garantir não somente a continuidade do fluxo de produção no chão de fábrica, melhorando a produtividade, como também monitorar as ocorrências, proporcionando à gestão uma visão completa da indústria e viabilizando a tomada de decisões rápidas e assertivas.

Confira de forma mais detalhada como o PCPMaster da EGA Engenharia pode ajudar a reduzir o tempo de parada de máquina na indústria:

1 – Manutenção preditiva: Falhas em algum equipamento podem parar a produção. Nesses casos, além do prejuízo com a perda da produtividade, tem também os custos com a manutenção corretiva, que é o tipo mais caro de manutenção. Além disso, uma máquina com defeito pode produzir produtos fora dos padrões, causando sérios prejuízos.

Levando isso em conta, o PCPMaster coleta e analisa dados de forma a prever o desgaste ou a quebra, avisando os gestores, que terão tempo de realizar uma manutenção antes que o problema se agrave.

2 – Segurança: Além da saúde dos funcionários, que é de extrema importância, acidentes podem colocar toda a produção em risco, ocasionando em paradas inesperadas.

O PCPMaster oferece a possibilidade de analisar comportamentos e padrões tanto das máquinas quanto dos operadores. Desta forma, nossa solução avisa quando algum fator está tornando a atividade arriscada, evitando acidentes.

3 – Identificação das causas de paradas: O PCPMaster também pode registrar as paradas de máquina. Com a análise de todos os dados coletados, é possível identificar as causas da parada de máquina e qual o impacto dessas interrupções na produção.

4 – Assertividade na tomada de decisões: Ao enviar os dados quase imediatamente para o gestor assim que uma máquina para, as nossas soluções permitem que o gestor aja de forma rápida e incisiva a fim de resolver problemas antes que estes possam se agravar.

Quer utilizar a solução PCPMaster para reduzir o tempo de parada de máquina na sua indústria? Conheça a EGA!

tempo-de-parada-de-maquina

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre como reduzir o tempo de parada de máquina? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Soluções Industriais 🏭 é só mandar mensagem 😉