Blog EGA

Como aplicar o TEEP na indústria 4.0?

27/04/2022


Como mencionamos em conversas anteriores, os indicadores são muito importantes para a indústria 4.0, sendo vitais para extrair dados e melhorar a produção do chão de fábrica. Dentre eles, o TEEP é um dos mais relevantes, podendo ser utilizado para fornecer informações cruciais dentro das indústrias.

teep

Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre o que é TEEP e como ele funciona na indústria, qual a relação entre TEEP e OEE, qual a importância dos dados fornecidos por esse indicador para a indústria e como o PCP Master da EGA pode oferecer um ótimo controle dentro das indústrias utilizando esse e outros indicadores complementares. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é TEEP? Como ele funciona na indústria?

teep

A sigla TEEP tem sua origem no termo Total Effectiveness Equipment Performance (Desempenho Efetivo Total do Equipamento). Esse índice mensura a efetividade global de um determinado equipamento, linha ou processo, levando em consideração todo o tempo disponível, ou seja, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano. 

Esse indicador leva em consideração a fabricação na sua máxima capacidade, com maior velocidade e no máximo de qualidade.

Desta forma, TEEP = Desempenho x Qualidade x Disponibilidade (onde Disponibilidade = Tempo real de produção / Todo o tempo).

Por exemplo, suponhamos que a sua empresa está tentando determinar se precisa ou não adquirir novos equipamentos para atender às suas demandas de produção. Primeiro, você precisa confirmar se realmente precisa da capacidade adicional. Dependendo de como você define o tempo, precisa identificar quanto espaço há para aumentar a capacidade, a fim de decidir se deve se concentrar em obter mais dos equipamentos atuais ou comprar novos equipamentos. O TEEP mostra quanto potencial você tem para aumentar a produção com seu equipamento atual. Em muitos casos, recuperar a produção potencial é uma alternativa mais rápida e menos cara para comprar novos equipamentos.

Qual a relação entre TEEP e OEE? Qual a importância dos dados coletados por esses indicadores na indústria?

teep

O TEEP tem o objetivo de mensurar a efetividade de uma linha de produção, processo ou equipamento de forma global, com sua capacidade máxima e todo o tempo disponível. O OEE, por sua vez, mede a efetividade levando em consideração um tempo programado de produção. 

Dessa forma, o índice OEE é mais usado pela indústria 4.0, pois boa parte das linhas de produção não são automatizadas na sua totalidade, ou seja, há intervenção humana e os colaboradores fazem turnos de 8 horas de trabalho, com pequenos intervalos. Portanto, o OEE considera esses horários programados no seu cálculo e só considera o tempo efetivo dos equipamentos.

Já o Desempenho Efetivo Total do Equipamento considera a possibilidade de usar os equipamentos de forma integral, levando em consideração todos os horários e dias disponíveis.

Os índices TEEP e OEE são cálculos complementares. O OEE apresenta a capacidade de produção que um equipamento possui e a quantidade que foi, de fato, entregue por ele; enquanto o TEEP revela dados não usados referentes à capacidade total.

Compreender OEE e TEEP é essencial para que você possa prever, planejar e programar a produção com precisão. Independentemente de quais sejam os números, se eles forem consistentes, agora você pode, com um alto grau de precisão, programar o que pode fabricar para seus clientes. Depois de entender essas medidas, você pode começar a olhar para cada uma das categorias de perda, velocidade, qualidade, operacional e planejada, e usar a ferramenta de confiabilidade adequada para reduzir as perdas.

Ou seja, esses dados vão auxiliar os gestores a tomarem decisões mais assertivas, para melhorar os processos, incluindo planejamento de produção, compra ou manutenção programada de equipamentos, criação de novos horários de trabalho, gargalos, entre outros.

Como o PCPMaster da EGA pode ajudar com o controle nas indústrias?

teep

Agora que você já sabe o que é o TEEP, qual sua relação com o OEE e sua importância para as indústrias, é importante destacar que soluções como o PCPMaster, da EGA Engenharia, podem agregar grande valor ao seu chão de fábrica ao oferecer um controle detalhado através dos indicadores mencionados.

A solução PCPMaster se apresenta como uma ferramenta de grande utilidade no dia a dia das empresas, uma vez que possibilita obter as ocorrências de cada processo industrial em tempo real, fazendo com que possam ser tomadas as ações necessárias com assertividade. Através de uma interface (IHM), que está acoplada ao ponto de coleta, o sistema monitora o status do equipamento produtivo, sem interferência do operador. O operador recebe as informações relativas à produção e através desta coleta, podemos obter os seguintes indicadores:

– Monitoramento Online;

– Rastreabilidade;

OEE / OOE / TEEP;

– Vida útil do molde / Ferramenta;

– Geração de ticket (movimentação);

– Impressão de etiquetas;

– Calendário de turnos;

– Comunicação com periféricos (Balança, Leitor de Código de barras, Impressoras, Torre Luminosa, entre outros).

Desta forma, o uso de indicadores na indústria é essencial para garantir não somente a continuidade do fluxo de produção no chão de fábrica como também para monitorar as ocorrências, proporcionando à gestão uma visão completa da indústria e viabilizando a tomada de decisões rápidas e assertivas.

No entanto, lembre-se: para realizar a implementação dessa ferramenta na empresa de forma eficiente, o ideal é contar com uma empresa especialista no assunto.

Quer trazer todos os benefícios dessa ferramenta para a sua indústria? Conheça a EGA!

teep

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre TEEP e quais as suas aplicações na indústria? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!