Blog EGA

O que é um Dashboard de Produção Industrial e quais os seus benefícios?

11/04/2022


Com os avanços tecnológicos e a consequente automatização da coleta de dados, as indústrias conseguem obter dados cada vez mais precisos de suas produções. Com isso, surge um desafio: o que fazer com os dados coletados e como gerar inteligência estratégica e conhecimento para a empresa? A solução é utilizar um Dashboard de produção industrial.

dashboard

Na conversa de hoje falaremos sobre o que é um dashboard de produção industrial, como funciona o dashboard para controle estatístico de processos e controle de produção e qual a importância do uso dessa ferramenta nas indústrias. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é dashboard?

Resumidamente, um dashboard é um painel visual que contém informações, métricas e indicadores da empresa. A ideia é que nele estejam representados os números relevantes para a estratégia de negócio e para o alcance dos objetivos organizacionais

O dashboard na indústria é utilizado para visualização, interpretação e acompanhamento de dados nas linhas de produção. Estes painéis centralizam a informação para facilitar a interpretação dos dados, focando no que é mais importante, e permitindo tomadas de ações rápidas e eficazes.

Essa ferramenta trabalha com diferentes gráficos e indicadores disponíveis em um único painel que deve estar disponível para todos que trabalham em prol da melhoria do processo. Estes dados são alimentados automaticamente, permitindo:

– Visualização de dados sintetizados e combinados.

– Análise de dados que permitem a identificação de causa raiz de um problema.

– Comunicação entre diferentes áreas que permitem identificar ações requeridas.

Através dessa ferramenta você consegue interagir facilmente com o seu sistema, acompanhar informações em tempo real, monitorar eventos de processo e visualizar informações de diferentes maneiras.

É importante mencionar que a utilização de dashboards dentro da sua empresa possibilita uma transparência de informação conhecida como Gestão à Vista. O processo de gestão à vista permite a integração entre equipes de trabalho que possuem um objetivo comum e facilita a comunicação entre as diferentes etapas do processo.

Quando indicadores e informações relevantes estão disponíveis para visualização em uma única tela, é possível uma integração rápida entre gestores e as equipes de trabalho que leva à melhoria de processos. Esta gestão à vista é mais eficiente na identificação de problemas e atuação em ações corretivas e melhorias. Como cada empresa possui diferentes necessidades, falaremos mais sobre alguns dashboards utilizados nas indústrias a fim de aprimorar a gestão e melhoria de processos.

Como funciona um dashboard para controle estatístico de processos e controle de produção?

dashboard

Contar com um dashboard capaz de realizar o controle estatístico dos processos industriais e o controle da sua produção é essencial para garantir a eficácia dos processos na sua empresa, permitindo a rápida identificação de eventuais gargalos que poderiam gerar perdas.

Resumidamente, o sistema de execução da manufatura (MES), permite o gerenciamento de produção em tempo real. Através de dashboards você acessa dados de quantidade produzida, paradas de linha e qualidade de produção em uma única tela. Saber estas informações no momento em que elas estão acontecendo possibilita a tomada de decisão rápida e eficaz para reverter problemas e atingir metas de produção.

Já quando se trata do controle estatístico de processo, dashboards de gráficos de controle permitem que você acompanhe em uma única tela os processos críticos da sua empresa. Ou seja, os dashboards de controle estatístico de processos permitem a identificação de pontos fora de controle e permitem a rápida ação para manter seu processo estável. Outro benefício é a comparação entre os diferentes processos para identificar melhorias e tornar os procedimentos mais eficientes.

Soluções como o PCPMaster, da EGA Engenharia, podem agregar grande valor ao seu chão de fábrica ao viabilizar as ações mencionadas anteriormente!

A solução PCPMaster se apresenta como uma ferramenta de grande utilidade no dia a dia das empresas, uma vez que possibilita obter as ocorrências de cada processo industrial em tempo real, fazendo com que possam ser tomadas as ações necessárias com assertividade. Através de uma interface (IHM), que está acoplada ao ponto de coleta, o sistema monitora o status do equipamento produtivo, sem interferência do operador. O operador recebe as informações relativas à produção e através desta coleta, podemos obter os seguintes indicadores:

– Monitoramento Online;

– Rastreabilidade;

OEE / OE / TEEP;

– Vida útil do molde / Ferramenta;

– Geração de ticket (movimentação);

– Impressão de etiquetas;

– Calendário de turnos;

– Comunicação com periféricos (Balança, Leitor de Código de barras, Impressoras, Torre Luminosa, entre outros).

Desta forma, o uso de dashboards de produção industrial é essencial para garantir não somente a continuidade do fluxo de produção no chão de fábrica como também para monitorar as ocorrências, proporcionando à gestão uma visão completa da indústria e viabilizando a tomada de decisões rápidas e assertivas.

No entanto, lembre-se: para realizar a implementação dessa ferramenta na empresa de forma eficiente, o ideal é contar com uma empresa especialista no assunto.

Quer trazer todos os benefícios dessa ferramenta para a sua indústria? Conheça a EGA!

dashboard

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre o dashboard de produção industrial e seus benefícios para a empresa? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!