Blog EGA

Índice de disponibilidade: saiba como aumentar para melhorar o OEE na sua indústria

09/05/2022


Com o acirramento da competitividade no mercado, o índice do OEE tem se tornado cada vez mais importante dentro das indústrias, se tornando uma peça fundamental para quem deseja conquistar destaque junto ao mercado. As mudanças trazidas pelo cenário pós-pandêmico fizeram com que o índice de disponibilidade do OEE se tornasse essencial para evitar interrupções na produção, evitando grandes prejuízos para a indústria.

indice-de-disponibilidade

Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre o que é o OEE, o que é o índice de disponibilidade do OEE, qual a sua importância para as indústrias e como aumentar o índice de disponibilidade do OEE. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é o OEE?

indice-de-disponibilidade

Antes de falarmos sobre o índice de disponibilidade do OEE, é importante recapitularmos o que é o OEE em si, não é mesmo?

A sigla significa “Overall Equipment Effectiveness”, ou Eficiência Global do Equipamento. Esse indicador mede a eficiência global das máquinas de uma indústria ao mensurar a capacidade destas para a fabricação de novos itens, permitindo que o gestor descubra quanto tempo realmente é gasto no processo de produção.

O cálculo do OEE permite a redução considerável de desperdícios e o aumento do desempenho individual das máquinas, aprimorando as operações industriais. Quando o Lean Manufacturing é a postura padrão da empresa, este indicador se torna um poderoso aliado ligado a três pontos fundamentais:

1 – Disponibilidade: É a quantidade de tempo de trabalho de um equipamento, em comparação com o período em que ficou disponível para uso. Desta forma, é possível descobrir se a máquina ficou ociosa em algum momento.

Há dois tipos de motivos para a ociosidade. São eles:

  • Paradas planejadas (finais de semana, feriados, manutenção, limpeza e etc.);
  • Paradas não-planejadas (imprevistos como escassez de matéria-prima, defeitos, ausência de operador ou queda de energia).

2 – Qualidade: Esse índice mede a quantidade de produtos e itens que apresentam defeitos e, por isso, não podem ser entregues ao cliente. Quando muitos itens não atendem aos padrões de qualidade, é sinal de que algo precisa ser corrigido.

A melhor forma de identificar a fonte dos problemas e as medidas que devem ser tomadas para a correção destes é dividir cada etapa da fabricação em outras etapas.

3 – Performance: Ao coletar dados sobre a velocidade de produção de um item e os comparar com o nível de agilidade esperado, esse índice mede o ritmo de produção.

É importante que os cálculos sejam precisos a fim de garantir maior acuracidade no momento de determinar o custo exato de produção.

O que é o índice de disponibilidade do OEE? Qual sua importância para as indústrias?

indice-de-disponibilidade

Como mencionamos anteriormente, a disponibilidade de máquina diz respeito ao tempo de funcionamento de determinado equipamento em relação ao tempo em que ele pode ser utilizado. Através desse índice, é possível identificar vários pontos essenciais para a produtividade, como:

  • Formas de aproveitar as máquinas em sua totalidade;
  • Tempo de paradas não planejadas;
  • Problemas de manutenção;
  • Quedas de desempenho.

Neste sentido, a disponibilidade se consolida como uma das métricas mais importantes no chão de fábrica. Ela avalia o desempenho dos equipamentos de acordo com as funções que são realizadas, avaliando a confiabilidade, manutenibilidade (ou mantenabilidade) e suporte de manutenção dentro de um determinado período.

Além de determinar a capacidade produtiva e os resultados que as máquinas apresentam para a organização, esse cálculo também é indispensável para determinar e implementar ações de manutenção mais assertivas. Através das informações obtidas, a indústria consegue estabelecer um cronograma efetivo de acordo com as necessidades de cada máquina.

Ao basearem suas ações nos dados de disponibilidade, os gestores podem determinar ações prioritárias, medidas preventivas e o histórico de cada equipamento em atividade. É essencial que a disponibilidade de máquinas seja sempre a maior possível, para contribuir com o OEE de classe mundial em 85% e garantir a produtividade e a lucratividade da organização.

Como aumentar o índice de disponibilidade do OEE na indústria?

indice-de-disponibilidade

A principal causa de indisponibilidade do maquinário ocorre pela dificuldade na identificação e resolução de problemas em tempo hábil. Para aprimorar o índice de disponibilidade do OEE na indústria, algumas ações podem ser tomadas, tais como:

1 – Adoção de manutenções preventivas: Muitos problemas técnicos podem ser evitados com um cronograma de manutenção preventiva. Essa medida simples pode corrigir erros antes que eles causem indisponibilidade dos equipamentos.

2 – Controle de ciclo produtivo: A melhor forma de manter a eficiência e aumentar a disponibilidade das máquinas é contar com uma ferramenta de controle de produção. Com a solução PCPMaster da EGA Engenharia, os gestores podem obter as ocorrências de cada processo industrial em tempo real, fazendo com que possam ser tomadas as ações necessárias com assertividade, garantindo o aumento da produtividade e maior disponibilidade dos equipamentos.

3 – Controle de paralisações: O índice de disponibilidade do OEE leva em consideração todos os tempos de parada realizados no ambiente produtivo, se referindo a eventos como paradas de manutenção, falta de material, entre outros. Quanto menos tempo a máquina estiver disponível, menor será a lucratividade da organização. A nossa solução PCPMaster é ideal para realizar o controle das paradas programadas e das paradas operacionais, fornecendo esses dados diretamente ao gestor!

4 – Treinamentos: Uma equipe capaz de operar os aparelhos com excelência e agilidade é um diferencial. No caso de uma produção automatizada, é preciso contar com uma equipe rápida, que possa realizar a manutenção de acordo com o planejamento.

5 – Comunicação e integração entre equipamentos: O índice de disponibilidade do OEE possui relação direta com o tempo despendido na correção de falhas. No contexto da Indústria 4.0, a coleta de dados se torna importantíssima no processo de tomada de decisões.

Para ter uma coleta de dados apurada, é necessário contar com soluções tecnológicas capazes de entregar dados com acuracidade e em tempo real sobre o desempenho e o status de cada um dos equipamentos da sua indústria.

A solução PCPMaster possibilita obter as ocorrências de cada processo industrial em tempo real Através de uma interface (IHM), que está acoplada ao ponto de coleta, o sistema monitora o status do equipamento produtivo, sem interferência do operador. O operador recebe as informações relativas à produção e através desta coleta, podemos obter os seguintes indicadores:

– Monitoramento Online;

– Rastreabilidade;

– OEE / OE / TEEP;

– Vida útil do molde / Ferramenta;

– Geração de ticket (movimentação);

– Impressão de etiquetas;

– Calendário de turnos;

– Comunicação com periféricos (Balança, Leitor de Código de barras, Impressoras, Torre Luminosa, entre outros).

Para realizar a implementação de uma ferramenta capaz de aumentar o índice de disponibilidade do OEE na empresa de forma eficiente, o ideal é contar com uma empresa especialista no assunto.

Quer trazer aumentar a disponibilidade do OEE na sua indústria através da solução PCPMaster? Conheça a EGA!

indice-de-disponibilidade

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre como aumentar o índice de disponibilidade do OEE na sua indústria? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!