O conceito da gestão de qualidade na indústria tem seus grandes desafios, como minimizar a possibilidade de defeitos e erros e, no artigo de hoje, nós vamos trazer mais detalhes.
O que é e como funciona a gestão da qualidade na indústria?
Além de melhorar por completo os processos da indústria, a implementação da gestão da qualidade melhora nitidamente a eficiência operacional e fornece produtos que atendam cada vez mais às expectativas do cliente.
A gestão da qualidade depende de uma série de soluções, como o investimento em novas tecnologias para controlar e aprimorar processos do dia a dia. Com isso, minimiza a possibilidade de defeitos e erros.
Pilares importantes na gestão de qualidade na indústria
A gestão da qualidade é uma estratégia que busca continuamente elevados padrões e visa a melhoria do desempenho. Atualmente, existem alguns pilares como comunicação, busca da melhoria contínua e uso de tecnologia adequada que fortalecem essa prática no dia a dia:
Foco no cliente – A base de qualquer estratégia nas empresas, a sua indústria deve solucionar os problemas que motivam a compra do cliente por meio de um atendimento satisfatório e completo.
Desenvolvimento de Lideranças – Esse pilar garante que a sua indústria tenha metas e objetivos claros, além de ter mais controles dos processos do dia a dia. Um time no qual não possui uma boa formação de lideranças, é uma equipe sem um caminho bem definido para seguir.
Os líderes são responsáveis por mostrar aos colaboradores a sua participação e responsabilidade no todo. Dessa forma, a equipe produzirá mais ao entender seu papel na organização e tudo isso através de uma boa gestão de qualidade na indústria.
Envolvimento da equipe – Cada funcionário tem a responsabilidade de verificar a qualidade do seu trabalho no local de trabalho. Um projeto bem administrado obtém uma série de benefícios, como redução de custos, entrega de consistência, redução de desperdícios e promoção de otimização contínua.
Padronização de processos – A padronização evita que dois colaboradores façam a mesma tarefa com níveis de qualidade muito distintos e faz com que todas as ações sejam executadas da mesma forma por todos os funcionários.
A partir disso, cada atividade terá um início, meio e fim. Além de trazer mais eficiência, este pilar garante maior velocidade aos projetos, pois as pessoas não precisam ficar perdidas a respeito dos próximos passos do processo.
Gerenciamento de qualidade – O processo não deve ser visto isoladamente, mas como um todo, cujo objetivo principal é a gestão eficaz da qualidade.
Busca por melhoria contínua – A otimização constante deve ser um dos principais objetivos de uma indústria. A melhoria contínua, principalmente com novas tecnologias, pode ajudar no crescimento da indústria.
Decisões baseadas em dados – Com dados precisos, você pode obter vários insights sobre o seu negócio por meio de relatórios, indicadores, métricas, etc. O ambiente digital fornece uma variedade de dados que permitem identificar com precisão os pontos problemáticos de seus clientes e o melhor momento para resolvê-los.
O setor da indústria está sempre em mudança, e acompanhar essas novas demandas é essencial para conquistar competitividade no mercado.
Todas essas práticas trazem benefícios positivos para a sua empresa. Confira alguns benefícios:
Desempenho – Existe uma melhoria explícita no desempenho, podendo ser vista no dia a dia. Essa estratégia reduz a quantidade de retrabalho por parte da equipe envolvida, visto que todas as partes precisam seguir o monitoramento do nível de qualidade de suas próprias entregas.
Satisfação dos clientes – Claramente processos redondos e boa gestão de qualidade na indústria proporcionam até mesmo a melhoria na qualidade, garantindo a satisfação do cliente, com produtos que atendam o máximo ou até mesmo além do escopo. A maioria das reclamações dos clientes tem a ver com a quebra das expectativas iniciais que não foram atendidas corretamente.
Consistência nos produtos e processos – Ao entregar produtos e serviços com qualidades distintas para os clientes, a organização sofrerá com reclamações e perda de autoridade no mercado. Essa consistência está relacionada a oferecer o mesmo nível de qualidade em cada produto ou serviço prestado. Ao entregar produtos e serviços com qualidades distintas para os clientes, a organização sofrerá com reclamações e perda de autoridade no mercado.
Portanto, entender a gestão de qualidade na indústria e aplicá-la, dedicando-se a cada um dos pilares, se faz cada vez mais necessário. Sem essa visão estratégica, dificilmente uma indústria terá sucesso a longo prazo. A EGA oferece softwares que auxiliam na manutenção industrial, trazendo a tecnologia para base da sua empresa, facilitando os processos do dia a dia. Além disso, a empresa oferece excelente suporte técnico e configurações que favorecem o uso. Ou seja, com usabilidade simples e assertiva.
A empresa faz a integração de todas as informações das máquinas para ter controle dentro da indústria, trazendo mais eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.
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