[tbaddmenu name="Menu Principal"]
Blog EGA

Quais são as principais causas de atraso na produção industrial e como evitar?

10/11/2022


O atraso na produção industrial pode acontecer muitas vezes por falhas que poderiam ser evitadas pela implementação de um controle industrial mais adequado. Essas paradas impactam diretamente na produtividade e nos resultados da empresa. No artigo de hoje, vamos trazer mais detalhes sobre as principais causas de atraso na produção industrial e como evitar esse problema. 

Principais problemas que causam o atraso na produção industrial  

Os principais motivos que geram uma parada estão ligados a erro humano, falha no próprio equipamento ou falha nos processos, confira: 

Falhas operacionais na produção industrial – A manufatura de uma indústria está diretamente ligada ao funcionamento da produção e operação de suas máquinas. Se algum desses processos parar de funcionar toda a fábrica é afetada, isso pode acontecer por diversos fatores, entre eles: Manutenção Corretiva, setup do equipamento, ociosidade, matéria-prima, atraso na entrega entre as linhas de produção etc. 

producao-industrial

Produção em excesso e armazenamento –  A produção de uma empresa deve estar de acordo com a sua capacidade de venda e com a sua demanda, tendo uma boa programação para manter em estabilidade o estoque e o número de pedidos.  

Gestão da produção industrial de forma assertiva – Além de sistemas facilitadores  importantes para essa gestão, o gestor é o responsável por gerir todos os processos que envolvem manutenções, consertos e até mesmo descarte de máquinas e equipamentos, evitando assim desperdícios ou problemas futuros na entrega final.

Falta de logística adequada – Ter uma árvore de ativos bem planejada e de acordo com as necessidades de cada setor, é sem dúvidas, uma vantagem. Quando falamos da logística de uma empresa, não devemos pensar apenas na entrega do produto ao consumidor.  

Escassez de análise de dados e soluções tecnológicas – Esse desgaste pode ser reduzido com a automação de processos, colocando os funcionários em atividades relevantes, aumentando o desempenho, e tornando os processos mais ágeis. Além da gestão de ativos mais inteligentes como sistemas que permitem aos gestores de manutenção a facilidade em acesso aos procedimentos em controle de perdas na produção. 

Quais as consequências das paradas de produção na indústria? 

As perdas na produção são problemas que prejudicam a empresa de diversas maneiras, já que causam a redução da produção, retrabalho, além inúmeros prejuízos financeiros:

Surgimento de gargalos pelo caminho atrapalhando o processo – Quando eliminamos logo no começo, diminuímos o risco de problemas no meio da produção. Essa identificação pode ser feita por meio do mapeamento de processos, para que cada fase que compõe a produção de um bem ou a execução de um serviço seja devidamente identificada.  

Problemas no estoque – As paradas no processo de fabricação podem interferir na contabilização do estoque, na previsibilidade de produção, necessária para o correto atendimento de uma demanda, afetando diretamente na entrega final. Quando a capacidade produtiva de uma empresa não está de acordo com a demanda ofertada para o mercado, podem faltar itens e serviços aos consumidores e clientes da empresa e isso impacta diretamente a credibilidade do negócio. 

producao-industrial

Atraso na entrega – Os atrasos não são legais e fatores completos para que um cliente troque de marca, reduzindo os níveis de satisfação dos clientes. Esse atraso é, em grande parte, consequência dos gargalos criados em processos internos.  

Desperdício de recursos – As paradas podem e devem ser evitadas porque, além de afetar a produção e entrega final, ocasiona o desperdício, principalmente quando afetam a produção diretamente e ela precisa ser refeita. 

Como evitar atrasos na produção? 

Para evitar a parada de produção na indústria, o primeiro passo é monitorar os processos. Por meio do uso de tecnologia, é possível obter dados mais precisos sobre as atividades realizadas na empresa e estabelecer indicadores de desempenho (KPI) para acompanhar esses resultados. 

Além disso, criar uma infraestrutura redundante, com a duplicidade das máquinas mais importantes para o andamento dos processos ou das peças para a substituição imediata ao aparecimento do defeito, pode reduzir os efeitos de uma possível parada de máquina. 

Uma parada que poderia demandar horas de manutenção, deixando recursos indisponíveis e aumentando a ociosidade dos profissionais, pode ser facilmente sanada com a troca do equipamento ou das peças já guardadas em estoque.  

Ter um controle de qualidade, uma equipe bem treinada é primordial para que a empresa não entregue um produto defeituoso. Além disso, ter uma visão geral dos ativos bem clara, garante o conhecimento sobre a confiabilidade dos ativos. Um dos jeitos de se prevenir é o uso de IHM da EGA, que pode identificar atrasos nas máquinas e evitá-los, por exemplo. Com ele é possível identificar diversos problemas na produção além dos atrasos. Esse sistema é uma interface gráfica que simplifica e torna ainda mais eficiente a comunicação do homem com as máquinas e plantas de produção. Ela possui um dispositivo ou software que traduz uma infinidade de dados em informações práticas e descomplicadas. 

Com um sistema de monitoramento em tempo real é possível gerenciar toda a árvore de ativos, receber dados assertivos sobre a saúde, indicadores de desempenho e condições dos equipamentos, o gestor não precisará se deslocar para realizar a coleta de dados.  

producao-industrial

A EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria.  Além disso, tem mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa.    

A empresa faz a integração de todas as informações das máquinas para ter controle dentro da indústria, trazendo mais eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.       

Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!     

EGA - Soluções Industriais
online
Olá 👋 Quer maior controle na sua Indústria do Chão de Fábrica? É só chamar 🏭 😉

    by
    Indústria 4.0?