[tbaddmenu name="Menu Principal"]
Blog EGA

ERP para pequenas indústrias: como escolher?

16/12/2022


O mundo mudou e a tecnologia avançou. Com isso, muitas empresas, principalmente pequenas ou grandes indústrias, encontraram várias necessidades no decorrer do caminho, como obter um melhor controle dos processos internos, gerenciamento e planejamento da produção, organização dos setores financeiros etc. Planilhas que eram usadas inicialmente, já não dão mais conta, e inicia a busca por um sistema ERP para pequenas indústrias ou indústrias maiores e essa escolha pode fazer toda a diferença para o crescimento da sua indústria. 

O que é um sistema ERP para pequenas indústrias e qual o objetivo desse sistema para a indústria? 

O sistema ERP para pequenas indústrias permite gerenciar as atividades de negócios do dia a dia das organizações, como contabilidade, finanças, compras, gerenciamento de projetos, cadeia de suprimentos e manufatura. Além disso, os sistemas ERP para pequenas indústrias oferecem suporte a todos os aspectos da gestão financeira, recursos humanos, gestão da cadeia de suprimentos e manufatura com sua função de contabilidade central. 

Esse sistema ajuda na transparência, em todo o processo de negócios, rastreando todos os aspectos de produção, logística e finanças. Esse software une todas as informações da empresa em um único banco de dados, possibilitando a integração das áreas e disponibilizando informações essenciais para gestão do negócio, proporcionando uma visão geral da empresa. 

erp-para-pequenas-industrias

Um sistema ERP para pequenas indústrias pode ser considerado se você procura: 

  • Redução de erros; 
  • Automação de processos; 
  • Integração entre os setores; 
  • Padronização de rotinas; 
  • Controle de estoque preciso; 
  • Análise de dados mais completa e ágil. 

Quais são os benefícios e objetivos de um sistema ERP para a indústria?

O sistema ERP para pequenas indústrias organiza as informações da sua indústria de forma centralizada e auxiliar na gestão dos processos internos. Com isso, os dados chegam mais precisos, de forma rápida e confiável, auxiliando nas tomadas de decisões.  

Alguns softwares de ERPs monitoram o passo a passo de toda a operação, indo desde o comercial, vendas, produção, formação de preço de venda, contas a pagar e receber, fiscal, chão de fábrica, expedição até pós-venda, etc. 

Esse sistema é um dos principais responsável por: 

Aumento da produtividade – Com essa ferramenta você consegue controlar toda a produção e identificar todas as necessidades e processos do dia a dia. Com a implementação de um sistema ERP para pequenas indústrias, é possível um incremento na produtividade tanto das máquinas como dos colaboradores. Além disso, muitos processos administrativos podem ser automatizados, logo sua equipe irá se focar em atividades mais estratégicas, podendo gerar um maior retorno para sua empresa. 

Redução de custos – O sistema possibilita a redução dos gastos, além de reduzir as perdas no processo produtivo.  

Redução de erros – Um bom software de gestão deve ter validações, desenvolvidas por especialistas e baseadas em melhores práticas, que não irão permitir que você preencha dados errados, por exemplo. Além disso, ele elimina o retrabalho, pois os erros causados por processos manuais são reduzidos. Como consequência, também há a redução de custos. 

Segurança dos dados – O sistema ERP em nuvem traz muito mais tranquilidade para uma indústria, pois todos seus dados ficam salvos em servidores robustos e com backups.  

Padronização dos processos – A padronização dos processos garante a integração entre os setores e a uniformidade dos dados. 

Rastreabilidade – Utilizando um ERP próprio para indústrias, o controle da rastreabilidade dos produtos fica muito fácil, podendo ser acessado a qualquer momento e com informações em tempo real. 

erp-para-pequenas-industrias

Tipo de ERPs 

Existem diversos tipos de softwares de gestão com funções e módulos específicos para cada segmento. Nas indústrias eles podem variar entre versões mais básicas a outras mais completas e robustas. 

Temos à disposição praticamente 2 tipos de softwares de gestão, os prontos (ou de prateleiras) que são opções mais baratas para quem está começando. E o sistema ERPs de licenciamento, que utilizam tecnologias avançadas e acompanham a evolução do mercado, dando muita liberdade às empresas para fazerem desenvolvimentos específicos de acordo com suas necessidades e processos. 

Quais são as funcionalidades essenciais de um ERP para pequenas indústrias? 

Painel de bordo – São os principais dados exibidos em uma única tela. 

Compras – Funcionalidades que irão lhe ajudar a obter maior controle no momento de realizar compras de insumos, matérias-primas e/ou serviços. 

Materiais – Neste módulo do Sistema ERP, que integra o MRP I e o MRP II, é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles, para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente, material de limpeza, contratação de serviços e etc. 

Produção – É o controle de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. 

Comercial – Os recursos deste módulo simplificam o processo de vendas de toda a sua equipe. 

Financeiro – Controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo a inadimplência, provisionando seu caixa, controlando pagamento de comissões, acompanhando o saldo dos caixas e bancos e muito mais. 

Controladoria – Controle operacional, extração de informações para tomadas de decisões, entrega de obrigações legais e integração com software de terceiros. 

Expedição – Funcionalidades que facilitam o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. 

A escolha de um bom sistema ERP é primordial para sair na frente dos concorrentes, melhorando a gestão e atraindo novos clientes

erp-para-pequenas-industrias

Na hora de escolher, verifique se o fornecedor entende o setor industrial, procure por uma implantação de qualidade, escolha tecnologias para indústrias de ponta e avalie a disponibilidade do suporte. A EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria.  Além disso, tem mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa.       

A empresa faz a integração de todas as informações das máquinas para ter controle dentro da indústria, trazendo mais eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.          

Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!        

EGA - Soluções Industriais
online
Olá 👋 Quer maior controle na sua Indústria do Chão de Fábrica? É só chamar 🏭 😉

    by
    Indústria 4.0?