[tbaddmenu name="Menu Principal"]
Blog EGA

Indicadores de produção industrial: quais são os principais e como utilizá-los?

09/01/2023


Na indústria, tão importante quanto a produtividade, são as métricas que mensuram esses resultados e ajudam a identificar gargalos e implementar melhorias. No artigo de hoje nós vamos falar sobre os indicadores de produção industrial e sua importância para a indústria em geral. 

Quais são os indicadores de produção industrial e quais são os seus objetivos?

Os indicadores são usados para nortear os fluxos de trabalho, à medida que contribuem para o alinhamento de processos com o objetivo de gerar melhores resultados. Além disso, são ferramentas essenciais para mensurar a qualidade dos processos e produtos, medindo o tempo de fabricação e preparação, a produção geral e a satisfação de clientes e colaboradores, entre outros fatores. 

indicadores-de-producao-industrial

Os indicadores de produção de indústria estão totalmente ligados à melhoria contínua do desempenho da indústria, ajudando-a a alcançar elevados patamares de produtividade e qualidade, a destacar: 

  • manter uma estratégia correta e alinhada com os objetivos do negócio; 
  • assegurar a qualidade do que está sendo entregue ao cliente; 
  • verificar a capacidade de performance de recursos adotados; 
  • definir com clareza a relação de custo-benefício. 

Além disso, ajudam por completo no PCP, planejamento e controle da produção, planejamento industrial e paradas na produção.

Indicadores de Performance 

Indicadores de performance envolvem percentuais, taxas, índices etc., e são utilizados para medir, qualitativa e quantitativamente, os resultados de processos, de equipes e da própria empresa. Eles apontam se o desempenho desses elementos está de acordo com o esperado, isto é, se objetivos, metas e níveis de qualidade estão sendo atingidos. 

Quais são os indicadores de produtividade do setor industrial? 

No setor industrial os indicadores contribuem para a medição de performance, eficiência e eficácia das operações fabris, gerando dados e informações estratégicas, mensurando o tempo de seus processos, uma vez que esse recurso é essencial para o bom funcionamento de uma indústria. 

Principais indicadores de produção industrial? 

Os indicadores são essenciais na indústria e podem ser uma excelente estratégia de crescimento, confira os principais: 

OEE (Overall Equipment Effectiveness) – O objetivo desse sistema é determinar qual foi a produtividade de uma máquina em relação a sua capacidade produtiva. Já que, no cenário industrial, um dos desafios que os gestores têm dentro das indústrias é ampliar a capacidade de produção dos equipamentos industriais com o menor custo possível. Então, por meio do sistema OEE (Overall Equipment Effectiveness) é possível identificar se o planejamento produtivo está no caminho correto. O sistema OEE elimina as perdas no processo de produção. 

Nível de utilização da capacidade instalada – Ajuda a avaliar se a capacidade produtiva da instalação está sendo aproveitada em sua totalidade.  

Número de lotes rejeitados – Caso muitos lotes passem a ser rejeitados, ocasionando perda de dinheiro e prejuízos, é válido fazer uma análise mais detalhada do espaço de produção em busca das causas que originam essas não conformidades. Falhas humanas também devem ser consideradas e avaliadas com critério.  

indicadores-de-producao-industrial

Tempo de inatividade – Esse indicador evidencia o tempo pelo qual os equipamentos ficam parados, ou seja, sem produzir. Esse indicador deve ser utilizado principalmente para evidenciar se a organização está perdendo capital por causa de paradas que poderiam ser evitadas. 

Mean Time To Repair (MTTR) – Esse indicador evidencia a média de tempo empregado para a realização de um reparo depois de uma falha ser identificada.  

OTIF (On Time In Full) – OTIF é um indicador mais completo e seu acompanhamento destaca as deficiências no processo de pedido completo, desde a criação da solicitação de compra até a entrega. Basicamente, ele avalia um processo com base em duas possíveis respostas: “atendeu/não atendeu”. Esse é um indicador usado com o objetivo de otimizar a entrega dos pedidos e serviços, além de fazer um rigoroso controle dos processos para assegurar a satisfação dos clientes. 

Mean Time Between Failures (MTBF) – O Tempo Médio entre falhas indica a média de tempo entre uma falha e outra. É útil para saber, por exemplo, se os equipamentos estão quebrando muito. Isso poderá significar que a produção está exigindo muito deles, que há desgaste avançado ou que está na hora de renovar o maquinário. 

Horas trabalhadas na produção – Essa métrica permite entender a quantidade de horas necessárias para a realização de atividades em determinado período na produção.  

De que forma os indicadores industriais beneficiam a indústria? 

Eles favorecem, principalmente, o processo de gerenciamento de rotinas em uma indústria. Afinal, entregam informações valiosas sobre os resultados de processos, equipes e colaboradores.  

Importância das soluções da EGA na mensuração dos resultados e na identificação da necessidade de implementação de melhorias no processo de produção 

Adotar uma gestão pautada em métricas de desempenho pode beneficiar a tomada de decisão em uma empresa e, consequentemente, melhorar a sua gestão. O uso de indicadores de produção industrial é capaz de otimizar o controle de processos e as rotinas de trabalho neste departamento, tornando-as mais eficientes. 

Os indicadores de produção industrial ajudam, especialmente, no processo de gerenciamento de rotinas produtivas. Isso acontece porque eles são responsáveis por entregar importantes dados acerca dos resultados de processos, envolvendo colaboradores e parceiros da indústria. 

indicadores-de-producao-industrial

Automatizar os processos da cadeia produtiva por meio de um sistema de gestão empresarial (ERP) é um modo eficiente de reduzir os custos na indústria. Além de diminuir o tempo gasto no fluxo de trabalho, a solução também auxilia a comunicação entre as áreas, diminuindo possíveis gargalos existentes. 

A EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, pode auxiliar a sua empresa, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria. Além disso, tem mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa.        

Através do Sistema MES da EGA, fazemos a integração de todas as informações das máquinas para que você tenha maior controle do chão de fábrica, trazendo mais eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.           

Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!       

EGA - Soluções Industriais
online
Olá 👋 Quer maior controle na sua Indústria do Chão de Fábrica? É só chamar 🏭 😉

    by
    Indústria 4.0?