[tbaddmenu name="Menu Principal"]
Blog EGA

Tendências na indústria para 2023

05/01/2023


As inovações na indústria têm ocorrido de maneira acelerada e, com a chegada de um novo ano, as expectativas em relação ao que está por vir no futuro aumentam ainda mais. No artigo de hoje vamos falar sobre as Tendências na Indústria para 2023

Principais tendências na indústria em 2023 

Pensando em inovação na indústria vem a necessidade constante da busca em expandir e investir em tecnologia para indústrias. conectividade e equipamentos acessíveis que garantam os altos níveis de produção industrial. Anualmente esse crescimento tem acontecido em decorrência dos avanços tecnológicos.  Além disso, eles permitem um controle de produção importante.  

Tendencias-na-industria

É cada vez mais evidente que a necessidade das empresas em digitalizar suas operações as levou a sincronizar para avançar para outro patamar tecnológico e cada vez mais será possível observar uma necessidade homogênea das indústrias de evoluir isso de forma acelerada. 

Para o próximo ano, as empresas devem ter em sua gestão três pilares essenciais: otimização, escalabilidade e pioneirismo, sendo todos eles aliados a ações em prol da sustentabilidade. 

Principais desafios com as tendências na indústria para 2023

Empresas que buscam entender como estão os principais avanços do mercado ganham destaque competitivo, principalmente quando entendem os desafios e exigências das indústrias, tanto no segmento de automação e digitalização, quanto nos de sustentabilidade e produtividade. 

As indústrias precisam entender onde estão em relação ao uso da tecnologia e, ao mesmo tempo, como avançar para o próximo nível operacional, centralizar suas operações, monitorar remotamente o que acontece em suas diferentes plantas e, claro, entender como obter um ótimo sistema de segurança que os proteja de ataques cibernéticos.   

Mediante os avanços que temos, ainda assim o setor industrial encontra dificuldade em conciliar a transformação digital, impulsionada pela Indústria 4.0, nas ferramentas de trabalho em busca de maior agilidade e precisão dos indicativos de crescimento. Além disso, a sucessão de crises sanitárias e humanitárias também é um grande fator de dificuldade.  

É fundamental que as empresas estejam atentas para as tendências na indústria e, sobretudo, levem em conta o cenário atual. Sendo assim, confira as principais: 

Supply Chain: a segurança na informação de toda cadeia produtiva com foco na redução de custos logísticos fará parte das tendências.  

ESG: Essa é uma importante tendência, tendo em vista que as empresas têm mantido a preocupação em ter as práticas de ESG bem fundamentadas como critérios de definição se a marca é socialmente consciente, sustentável, e corretamente gerenciada. O conceito por trás da sigla (Environmental, Social, and Governance) está cada vez mais evidente nas indústrias, principalmente acerca dos critérios de governança.  

Transformação Digital acelerada: As tendências na indústria, bem como a Transformação Digital que engloba a aplicação de recursos como a realidade virtual e aumentada, a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IOT) e o Blockchain, são serviços que irão crescer ainda mais na criação de protótipos. 

Tendencias-na-industria

Metaverso: Mesmo ainda sendo bem discutido, a imersão das indústrias no Metaverso irão se intensificar ainda mais. Isso porque a tecnologia industrial ajudará na obtenção de resultados, visando a experiência do cliente, sem que os testes de produtos e serviços gerem impactos nos conceitos estabelecidos pelo ESG.  

Rede 5G: A internet 5G dará suporte para que todos esses princípios de conectividade sejam realizados de forma efetiva. 

Indústria 4.0: Contar com o apoio de uma solução que apresente um novo modelo de negócio e que esteja alinhada com os princípios de cada tendência, principalmente no que condiz a Indústria 4.0, certamente será um grande diferencial. Mas, para isso, é fundamental que as empresas deixem o quanto antes de lado a ideia de que tecnologia é um custo, quando, na verdade, representa um investimento.  

Como as indústrias podem se preparar para acompanhar o mercado? 

A cada ano que passa, as tendências em torno do universo tecnológico só aumentam e, para que a indústria possa evoluir cada vez mais, é importante se manter atento e acompanhar esse progresso para seguir se destacando dentro do mercado. 

As soluções da EGA desempenham um papel importante nas indústrias que desejam se manter atualizadas e competitivas. Automatizar os processos da cadeia produtiva por meio de um sistema de gestão empresarial (ERP) é um modo eficiente de reduzir os custos na indústria. Além de diminuir o tempo gasto no fluxo de trabalho, a solução também auxilia a comunicação entre as áreas, diminuindo possíveis gargalos existentes. Além disso, na EGA, você conta também com o sistema MES, PCP Master e diversas soluções industriais. 

Tendencias-na-industria

A EGA é especialista em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, pode auxiliar a sua empresa, integrando todas as informações das máquinas para ter um maior controle dentro da indústria. Além disso, tem mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa, garantindo precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa.        

A empresa faz a integração de todas as informações das máquinas para ter controle dentro da indústria, trazendo mais eficiência e otimização de recursos e custos por meio da junção de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real.           

Gostou e quer saber mais detalhes? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!       

EGA - Soluções Industriais
online
Olá 👋 Quer maior controle na sua Indústria do Chão de Fábrica? É só chamar 🏭 😉

    by
    Indústria 4.0?