[tbaddmenu name="Menu Principal"]
Blog EGA

Controle de Matéria-prima: saiba como funciona e como aplicar na sua indústria

31/05/2022


O controle de matéria-prima ou qualidade da matéria-prima é uma atividade que deve integrar a rotina de todas as indústrias, visto que seus impactos podem ser percebidos diretamente no produto final e, consequentemente, na satisfação do cliente.

Esse tema é de extrema importância para o sucesso de um produto no mercado. Por isso, na conversa de hoje falaremos o que é o controle de qualidade de matéria-prima, quais suas principais etapas, quais as vantagens de realizar o controle de matéria-prima, como esse controle pode ser realizado, o que pode ocorrer se não houver o controle de qualidade da matéria-prima e muito mais! Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é o controle de matéria-prima? Quais as suas principais etapas?

controle-de-materia-prima

Podemos definir o controle de qualidade da matéria-prima como uma análise e auditoria que deve ser realizada nos materiais utilizados na primeira etapa do processo industrial de fabricação.

O primeiro parâmetro para descobrir se o material é de qualidade é a conformidade deste com os requisitos básicos da legislação e a existência das características físicas, químicas e microbiológicas que garantem que o material é seguro para comercialização.

No entanto, esse processo envolve diferentes etapas, a depender do tipo de matéria-prima ou do produto final, e cada uma possui objetivos específicos. Resumidamente, as principais são:

  • Recebimento da matéria-prima;
  • Teste de comprovação da qualidade;
  • Análise dos resultados;
  • Identificação de conformidade ou não conformidade;
  • Comunicação para o fornecedor da matéria-prima.

De todas essas etapas, o recebimento da matéria-prima merece destaque. Ela é a mais importante do processo e envolve a inspeção e o teste dos materiais assim que chegam à indústria.

Aqui, o objetivo é encontrar as não conformidades antes mesmo que cheguem à produção. Isso é importante para evitar a produção de produtos defeituosos ou fora dos padrões da empresa.

Além disso, vale lembrar que todas as etapas são essenciais. Afinal, se a primeira não for bem realizada, ainda é possível detectar irregularidades nas demais e adiantar os ajustes necessários para evitar prejuízos. 

Para tal, utilizar um software para coletar, analisar e gerar relatórios é de grande ajuda na identificação e compreensão do que deve ser validado em cada matéria-prima. Ou seja, o uso desse tipo de programa torna o processo mais estruturado, organizado e confiável.

Como realizar o controle de matéria-prima na empresa?

controle-de-materia-prima

Elencamos 5 dicas para lhe ajudar a desenvolver produtos que irão agradar seus clientes. Confira quais são:

1 – Estabeleça um padrão para o produto final: Produtos defeituosos em meio a um lote denota erros de processo e, aos olhos do cliente, mostra que não há um padrão definido.

Para evitar esse problema, é necessário ter amplo conhecimento sobre a origem da matéria-prima. Testes físicos e químicos podem ser usados ​​para caracterizar perfis de pureza e impureza de diferentes fontes, por exemplo.

O objetivo é especificar o perfil que deve ser utilizado para que não ocorram perdas. Para tal, crie uma checklist de especificações para cada tipo de material exclusivo utilizado no processo de fabricação. Evite uma lista muito abrangente, pois isso pode aumentar a chance de ocorrência de problemas de variação, afetando a qualidade do produto final.

2 – Realize inspeções na pré-produção: Aqui, é fundamental que exista uma boa comunicação entre as indústrias e os fornecedores dos insumos. Desta forma, quando houver um problema, essa interação vai ajudar a determinar a causa, permitindo que as empresas atuem juntas para fazer os ajustes necessários.

Feche um contrato que delimita quais são os pontos que podem ser levados como fatores de recebimento ou não da matéria-prima.

3 – Métodos de entrega: Problemas nessa etapa podem gerar contratempos em todo o processo produtivo. Desta forma, a forma com que as matérias-primas são entregues também deve ser avaliada.

Dependendo do tipo de material, o processo de fabricação pode ter de ser interrompido em caso de atraso, arruinando a experiência do cliente com a sua marca.

4 – Direcionamento na APQP: A sigla significa Advanced Product Quality Planning ou Planejamento Avançado da Qualidade do Produto. 

Essa ferramenta de gestão da qualidade possui 5 fases e funciona como um guia de processos para reduzir possíveis falhas, sendo muito utilizada pelas grandes companhias.

Seu trabalho é baseado em:

  • Análise das embalagens dos produtos;
  • Avaliação do design;
  • Conformidade em relação às Normas Regulamentadoras;
  • Diversos outros pontos que se referem à qualidade.

Produtos complexos e cadeias de suprimentos apresentam muitas possibilidades de falha, especialmente quando novos produtos estão sendo lançados. Nesse cenário, o APQP é um grande aliado, pois garante a satisfação com novos produtos e processos.

No entanto, os profissionais da área de qualidade precisam ter o conhecimento sobre as principais metodologias aplicadas no mercado, como o APQP.

5 – Implementação de tecnologia: Investir na implementação de tecnologia garante um controle eficiente e acurado, isto é, sem erros.

Para isso, o ideal é investir em softwares que ofereçam integração e segurança.

Quais as consequências de não realizar um controle de matéria-prima adequado?

controle-de-materia-prima

A consequência mais imediata da ausência de um controle de qualidade da matéria prima são os prejuízos significativos para a sua fábrica. Isso acontece porque, sem o controle de matéria-prima, você corre o risco de se deparar com diversos contratempos no processo de produção.

Um insumo comprometido pode fazer com que um lote defeituoso passe pelos equipamentos, ocupe tempo e energia dos colaboradores e utilize outras matérias-primas. Nesse caso, ao chegar à última etapa, caso seja percebido que o produto não está de acordo com os parâmetros predefinidos, ele terá de ser descartado, resultando em um grande desperdício ao longo de toda a cadeia de produção.

Desta forma, o desperdício de tempo, dinheiro e o risco de expor a empresa a erros que poderiam ser evitados, são motivos para investir o mais rápido possível na implementação de ferramentas que facilitem o controle de qualidade da matéria-prima.

Como mencionamos anteriormente, contar com um software para coletar, analisar e gerar relatórios é de suma importância no controle de matéria-prima. Nesse cenário, a solução PCPMaster da EGA surge como um poderoso aliado, capaz de aprimorar consideravelmente o processo de controle no chão de fábrica.

O PCPMaster é uma ferramenta de grande utilidade no dia a dia das empresas, uma vez que possibilita obter as ocorrências de cada processo industrial em tempo real, fazendo com que possam ser tomadas as ações necessárias com assertividade. Através de uma interface (IHM), que está acoplada ao ponto de coleta, o sistema monitora o status do equipamento produtivo, sem interferência do operador. O operador recebe as informações relativas à produção e através desta coleta, podemos obter os seguintes indicadores:

– Monitoramento Online;

– Rastreabilidade;

OEE / OOE / TEEP;

– Vida útil do molde / Ferramenta;

– Geração de ticket (movimentação);

– Impressão de etiquetas;

– Calendário de turnos;

– Comunicação com periféricos (Balança, Leitor de Código de barras, Impressoras, Torre Luminosa, entre outros).

Quer implementar essa solução na sua indústria e aprimorar o seu controle de qualidade da matéria-prima? Conheça a EGA!

A EGA é uma empresa especializada em fornecer soluções em hardware e software na área de automação industrial, trazendo maior eficiência e otimização de custos para a sua empresa através da integração de informações de todas as máquinas, viabilizando o monitoramento de processos em tempo real e garantindo a precisão dos dados para que você consiga implementar um poderoso monitoramento de máquinas e colaboradores na sua empresa!

Temos mais de 30 anos de experiência no mercado de engenharia e automação, que se traduzem em um serviço de excelência que será um diferencial competitivo para a sua empresa!

Gostou de saber mais sobre como funciona o controle de qualidade da matéria-prima? Acompanhe o nosso Blog e não perca nenhuma novidade sobre engenharia e automação! Nos siga em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima!

EGA - Soluções Industriais
online
Olá 👋 Quer maior controle na sua Indústria do Chão de Fábrica? É só chamar 🏭 😉

    by
    Indústria 4.0?